Início Destaque Semana do Lixo Zero coleta mais de 700 quilos de resíduos

Semana do Lixo Zero coleta mais de 700 quilos de resíduos

Material foi recolhido durante ações do 4º Drive-trhu e 1º Plogging

Luciana Mandler
[email protected]

A terceira edição da Semana Lixo Zero neste ano ocorreu de 22 a 30 de outubro, em Santa Cruz do Sul. O evento faz parte do calendário do Instituto Lixo Zero do Brasil. Em Santa Cruz é representado pelas embaixadoras Débora Leonhardt da Silva e Betina Bender. A partir de um calendário e recebimento de materiais, Débora e Betina têm a missão de conectar instituições a pessoas.

Assim como nos anos anteriores, em 2021 a semana contou com várias ações, entre elas lives, oficinas, palestras, eco pontos com recolhimentos de pilhas, baterias, recolhimento de exames antigos, drive-thru, visitação e treinamentos. “Nosso maior trabalho é conscientizar as pessoas que o lixo só é lixo se ele estiver misturado”, reflete a embaixadora Betina. “Se as pessoas misturarem resíduos orgânicos com plástico, esse plástico não consegue mais ser reciclado mesmo que ele seja possível de ser reciclável. Estimular essa separação, colocar corretamente nos locais definidos pela parte pública do Município é um dos nossos objetivos”, completa.

Neste ano, quem participou da Semana Lixo Zero pôde conferir algumas lives. Os assuntos foram escolhidos para o despertar da população ao conceito lixo zero, como a primeira live que foi um papo de nutri, onde as nutricionistas Leticia Stragliotto e Betina Bender – que também é embaixadora do ILZB em Santa Cruz do Sul – conversaram sobre o aproveitamento integral dos alimentos em casa evitando desperdício. “Temos pessoas passando fome e nós acostumados a jogar alimentos ou partes de alimentos na lata de lixo, sendo que poderiam ser aproveitados de uma outra forma”, reflete.

Em outra live, a embaixadora Débora Leonhardt da Silva conversou com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Jaques Eisenberger que apresentou os projetos propostos na sua gestão para o Município, informando aos participantes das novas ações já em andamento e outras para o futuro. Na terceira live, Débora conversou com a advogada Loraine Bender sobre Logística Reversa, um assunto importante e que ainda é desconhecido por muitos.

Na Semana do Lixo Zero não pode ficar de fora o Drive-trhu em parceria com a Coomcat, que neste mês de outubro chegou na quarta edição. Na ação, foram arrecadados 600 quilos de resíduos recicláveis e eletroeletrônicos, bem como a coleta de exames de Raio X. “A população está se conscientizando aos poucos da importância de trazer esses resíduos para os Drive-thru que estão ocorrendo mensalmente, promovidos pela Coomcat em Santa Cruz”, avalia Betina.

Além dos resíduos coletados no Drive-trhu, 160 quilos de resíduos foram recolhidos no 1º Plogging meu Resíduo – caminhada de seis quilômetros em parte do Cinturão Verde, e que contou com 23 participantes. “Foram coletados calçados, plásticos de embalagens e saquinhos, pneu, bolsa, baldes. O que demonstra que temos um longo caminho de conscientização”, salienta.

De forma geral, a cada nova edição, as embaixadoras Betina e Débora esperam conscientizar mais pessoas e conquistar mais adeptos do bem por um mundo melhor e mais limpo. No entanto, Betina chama a atenção para que as pessoas participem mais das ações e também sigam Lixo Zero SCS no Facebook para acompanhar as ações realizadas. “Esperamos que para o ano que vem mais pessoas participem, cada vez mais pessoas estejam engajadas no movimento de conscientização, de fazer correto”, finaliza.