Início Especiais Semana do Meio Ambiente: Município utilizará plataformas online para conscientização

Semana do Meio Ambiente: Município utilizará plataformas online para conscientização

Conteúdos informativos serão divulgados no site oficial e na rede social Instagram

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Avanço da urbanização em área do Cinturão Verde vem sendo monitorada pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Saneamento – Rolf Steinhaus

Teve início ontem, 1º, e se estende até a próxima sexta, 5, a semana do Meio Ambiente 2020, alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado no dia 5 de junho. A data foi escolhida em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia, onde a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi escolhida pela ONU para coincidir com a data de realização da conferência e chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Desde então, a data é um símbolo na luta pela preservação ambiental, sendo o período escolhido para a realização de ações de conscientização em todo o planeta. Devido à pandemia do novo coronavírus, os eventos alusivos à data em 2020 serão realizados de forma online pelas plataformas digitais disponíveis na internet.

Será através dos recursos virtuais que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz do Sul estará realizando a divulgação de conteúdos informativos sobre o meio ambiente. “Devido à situação de pandemia, a secretaria vai divulgar conteúdos nos meios de comunicação da prefeitura através do site e da rede social Instagram para levar mais informações para a população quanto a importância de se preservar o meio ambiente”, frisou o secretário Artur Schuh.

Questionado sobre como avalia a importância de as pessoas preservarem o meio ambiente, o secretário destacou que a preservação depende muito da sensibilização e participação de todos os indivíduos da sociedade. “A cidadania para a preservação do meio ambiente deve contemplar atividades e noções que contribuem para a sua conservação”. frisou.

O secretário destacou que, atualmente, as questões ambientais envolvem a sustentabilidade, sendo um termo abrangente que envolve o planejamento da educação, economia e cultura para organização de uma sociedade forte, saudável e justa. “A sustentabilidade econômica, social e ambiental é um dos grandes desafios da humanidade. Desta forma é importante instruir e educar os cidadãos de várias idades, através de formação de consciência nas escolas e em outros locais. O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo que significa cuidar e preservar todo o sistema para que as gerações futuras também possam aproveitá-lo”.

CINTURÃO VERDE

Perguntado sobre como o município está monitorando a área do Cinturão Verde com o avanço da urbanização, o secretário informou que a área está regulamentada conforme a Lei Complementar Nº 741, de 12 de Abril de 2019, que institui o Plano Diretor de Santa Cruz do Sul e dá outras providências, em seu Art. 41, onde define que o Cinturão Verde é uma área de uso restrito com aproximadamente 463 hectares, delimitada nos mapas que constam desta Lei, de acordo com o estabelecido no Decreto nº 4.117, de 26 de maio de 1994.

“Muitos acreditam tratar-se de uma Área de Preservação Ambiental (APA) ou uma única área de preservação permanente (APP). Entretanto, é necessário desmistificar essa ideia. O Cinturão Verde é, na realidade, composto por propriedades públicas e privadas e contém em si diversas APPs, distribuídas na forma da Lei Federal 12.651/2012. Como dito anteriormente, não é área intocável, mas possui restrições e regras específicas para sua utilização”, destacou o secretário.

Ele destaca que o monitoramento no Cinturão Verde ocorre sempre que se tem uma área a ser licenciada, com estudos para a realização de projetos como o passador de fauna, e denúncias de atividades irregulares. “Essas atividades fazem com que a equipe técnica de fiscalização e licenciamento se desloque até o local e verifique a situação realizando levantamentos fotográficos, estudos e relatórios para que não ocorram ações irregulares e se preserve o Cinturão Verde”, finalizou.