Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Harmonia, do Bairro Santa Vitória, realizaram o plantio de árvores na tarde dessa terça-feira, 31. A ação foi mais uma das atividades da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass). A programação prossegue hoje e nos próximos dias.
Logo que foi convidado para auxiliar na colocação de terra onde seria plantada uma muda de árvore da espécie sibipiruna, o garoto João Rangel Félix, de 9 anos de idade, não pensou duas vezes. “Terra tem cheiro de brincadeira de criança, claro que eu quero”, vibrou.
Antes do ato, as crianças foram questionadas sobre o que uma árvore necessita para crescer saudável. “Precisa de água e de sol”, respondeu Carlos Miguel Severo, de 10 anos, que diz jogar de centroavante no campinho ao lado do pátio. “Pode deixar que depois dos jogos venho cuidar dela”, garantiu, referindo-se à muda.
OUTRAS ATIVIDADES
Outra atividade da Semana do Meio Ambiente ocorreu na Emef Dona Leopoldina, em Linha João Alves. No ginásio do educandário, crianças participaram de jogos pedagógicos relacionados ao tema e de palestra. As ações foram executadas pela Concessionária Rota de Santa Maria e pela Fundação para Proteção Ambiental de Santa Cruz (Fupasc). Na Emef Luiz Schroeder, uma equipe da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz (Coomcat) promoveu roda de conversa com os estudantes, com a presença dos bonecos Zé Coleta e Maria Recicla.
A Semana do Meio Ambiente tem organização da Associação Comercial e Industrial (ACI), com apoio da Prefeitura de Santa Cruz, Corsan, Coomcat, Lixo Zero, Grupo Escoteiro Santa Cruz, Strava Santa Cruz, Rota de Santa Maria, Casinha Verde, Fupasc, Sulpel, Seasc, Recicle Socioambiental, Faccin Bicicletas, Afubra, StockMed e MeuResíduo.