Início Sem categoria Sociedade Ginástica Santa Cruz celebra 130 anos

Sociedade Ginástica Santa Cruz celebra 130 anos

Localizada no coração da cidade, Sociedade Ginástica chega aos
130 anos

A Sociedade Ginástica Santa Cruz surgiu para ficar na história de Santa Cruz do Sul. São 130 anos de fundação de um empreendimento que relembra a caminhada de nosso município. O clube surgiu em 15 de setembro de 1893 com a denominação de Turnhalle Santa Cruz, sendo que a primeira sede estava localizada na Rua Marechal Floriano, ao lado do atual Museu do Colégio Mauá, terreno pertencente a Gustavo Iserhard. Na época foram fundadores, Heinrich Schmidt, Bernhard Krische, Georg Schütz, Paul Schönwald, Philipp Hagemann, Karl Bartholomay, Richard Textor, Theodor Sommerfeld, Wilhelm Keber, Max Butze, Wilhelm Lamberts, Ferdinand Günther, F. Schnepfleitner e Paul Dietrich.
Um dos fatos marcantes ao longo da trajetória foi o pioneirismo no basquete, em 1931. A prática esportiva era realizada em piso de chão batido e foi a paixão que motivou os atletas a trabalharem vários dias preparando o terreno, tabelas e aros para que pudessem jogar. Estatuto aprovado pela Assembleia Geral Extraordinária, datado de abril de 1938, no capítulo I “Das finalidades da sociedade”, traz que o intuito da Sociedade, que é o de promover e auxiliar a educação física e moral de seus associados, tornando-os sadios e fortes, de maneira a serem consócios e aptos para o serviço da Pátria.

Em carta enviada da Sociedade Ginástica ao interventor federal, tenente-coronel Ernesto Dorneles, em outubro de 1945, a diretoria solicitava verba para a construção de um ginásio de educação física. A base do texto salientava a finalidade nos seus 52 anos de existência: “Preparar homens fortes para o engrandecimento sempre crescente de nosso amado Brasil. Ênfase para a prática de ginástica em aparelhos, atletismo e os diversos jogos ao ar livre. Participante ativa em todas as competições e de campeonatos estaduais e devido à estreita ligação com as diversas Sociedades Congêneres, aumentou o entusiasmo pela educação do corpo, na mais ampla acepção da palavra entre a sociedade local.”
O canto, a música e ginástica impulsionaram o clube até o ano de 1905, a partir de então surgiu o futebol, com grande aceitação por parte dos associados. Em 1910, por meio da ata de número 2, foi criado o Departamento de Esgrima. Seis anos depois, construída uma cancha de bolão, com a estruturação de cinco grupos. No mesmo ano ocorreu a instalação de uma mesa de bilhar e criado um grupo de escoteiros. Outras modalidades foram sendo introduzidas, entre elas o atletismo. No centenário da imigração alemã em Santa Cruz do Sul, em 1924, a sociedade participou com atletas de uma maratona alusiva à data.

A presidente Noeli Maria Turatti e o vice Lauro José Schwengber
Fotos Ana Souza

A Diretoria

Presidente: Noeli Maria Turatti
Vice-Preisdente: Lauro José Schwengber
1ª Secretária: Fernanda Borges Rickes
2ª Secretária: Carmen Jurema Koehler
1º Tesoureiro: Vilson José Kipper
2º Tesoureiro: Julia Rejane de Souza
Diretor de Patrimônio e Basquete: Flávio Fernandes Kohmann
Diretor de Relações Públicas e Social: Leandro Nunes Couto
Diretora de Futsal: Márcia Luzia da Cruz
Diretor de Vôlei: Maicon Pereira
Diretora de Piscina e Bolão: Leonice Nadir Becker Tidball
Diretor de Bochas: Gelson Gonsalves de Souza
Diretor de Informática, Mestre de Cerimônias e Orador Oficial: Cláudio André Castro Martins

JANTAR BAILE

Para comemorar a passagem dos 130 anos, a Sociedade Ginástica realiza nesse sábado, 16, às 20h, um jantar baile animado pela Banda Anos Dourados