Início Geral Souza Cruz inova no relacionamento com seus produtores

Souza Cruz inova no relacionamento com seus produtores

Everson Boeck
[email protected]

Depois de nove meses testando a ferramenta que vem mudando a relação entre empresa e produtor, a Souza Cruz realizou na manhã da última quinta-feira, 31 de outubro, o lançamento do Portal do Produtor Integrado Souza Cruz. O evento que apresentou a novidade aconteceu na Casa do Produtor, na unidade da empresa em Santa Cruz do Sul,contou com a presença de colaboradores da Souza Cruz, autoridades, produtores integrados e convidados.
Conforme o gerente nacional de Produção Agrícola da Souza Cruz, Hélio Moura, o objetivo é fazer com que a nova ferramenta seja uma nova forma de incrementar o relacionamento entre os produtores integrados e a Souza Cruz. “Queremos levar informações relevantes sobre agronegócio ao nosso produtor e estreitar o canal de relacionamento entre a empresa e o nosso maior parceiro.O portal traz uma maior dinâmica de informações úteis para ele gerenciar sua propriedade, auxiliando-o para que se insira em um cenário onde cada vez mais o homem do campo, especialmente o da agricultura familiar, busca se inteirar sobre o que acontece além da sua comunidade”, comenta.
Segundo Moura, uma das melhorias que o portal traz é a rapidez na comunicação. “A iniciativa contribui para o fortalecimento da relação com os 31 mil produtores integrados à Souza Cruz. Portanto, além do contato com os orientadores agrícolas, que continuarão sendo os principais pontos de contato, os produtores terão profissionais capacitados online à disposição para tirar dúvidas e obter esclarecimentos”, analisa.

Fotos: Rolf Steinhaus

Pioneira no setor, a iniciativa tem por objetivo oferecer ao produtor mais uma
forma de comunicação e aproximação com a empresa

O PORTAL

O Portal do Produtor Integrado Souza Cruz mostra, mais uma vez, que a empresa é pioneira no setor do tabaco. O site traz notícias diárias sobre agricultura em geral, conteúdos diversificados sobre o setor, tecnologia, entre outros assuntos de interesse do público-alvo, como previsão do tempo, cotações agrícolas e informações sobre as ações de Sustentabilidade em Produção Agrícola. Já na área exclusiva dos produtores integrados é possível encontrar materiais técnicos e publicações, dados sobre comercialização da sabra e agenda de seminários, treinamentos, dias de campo e outros eventos.
O produtor Aldir Pozzebon, 59 anos, aprovou a novidade. “Estou muito contente. Depois que aprendi a usar o site percebi quantas vantagens traz para nós. A previsão do tempo precisa ajuda a gente a preparar a lavoura, a colheita, o cultivo em geral”, relata. Morador do município de Gramado Xavier, Aldir é produtor integrado da Souza Cruz há 12 anos. “Tenho orgulho de fazer parte da Souza Cruz. Eles fazem de tudo para nos ajudar e melhorar a produção”, conclui.


O gerente Nacional de Produção Agrícola da Souza Cruz, Hélio Moura, fez a
apresentação detalhada do Portal aos convidados

TECNOLOGIA NO CAMPO

Durante sua apresentação, o gerente Nacional de Produção Agrícola da Souza Cruz, Hélio Moura, lembrou que o projeto de construção do Portal do Produtor Integrado surgiu na sequência do Projeto Saber, desenvolvido pela empresa desde 2009, que se baseia na facilitação de condições para a compra de computados pelos produtores integrados. Após a aquisição dos equipamentos, eles participam de cursos de inclusão digital e uso de internet, realizados através da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que até o final de 2013 pretende capacitar mais de dois mil produtores integrados.
De acordo o gerente de Assuntos Corporativos da Souza Cruz, Carlos Palma, um estudo aponta que em 2011 mais de 50% da base de produtores da Souza Cruz já tinha computadores em casa e 24% possuía internet. “Infelizmente ainda existe uma parcela que não tem acesso a internet e a esses equipamentos, no entanto, esta realidade está mudando rapidamente. Com as ações do projeto somadas às aquisições que os próprios agricultores realizaram até agora acreditamos que cerca de 80% deles já possuem computador em casa”, sublinha.

SISTEMA INTEGRADO

Criado em 1918 pela Souza Cruz, o Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT) baseia-se no princípio da mutualidade, baseado em uma parceria técnico – comercial com produtores de tabaco, os quais tem a contratação da sua safra de tabaco com a garantia de compra de todo o volume produzido, e aonde a empresa presta Assistência Técnica especializada para a produção da safra e para o planejamento econômico, social e ambiental da propriedade. A empresa, em comum acordo com o Produtor, realiza ainda o fornecimento de insumos legais e com qualidade mínima requerida, garantindo ao mesmo o acesso a um pacote tecnológico de produção que atenda aos princípios de Boas Práticas Agronômicas e de Sustentabilidade.


Produtor de Gramado Xavier, Aldir Pozzebon, aprovou o Portal