Início Geral Taekwondo | Santa Cruz vai ao Pan-Americano e Mundial

Taekwondo | Santa Cruz vai ao Pan-Americano e Mundial

Rumo ao Mundial: Andrea Dreher, Rose Trindade, professor Matheus Dias, Junior Trindade e Arthur dos Santos – Fotos: Divulgação

Guilherme Athayde
[email protected]

Cinco atletas de Santa Cruz do Sul garantiram em Curitiba, no último final de semana, a classificação para o Campeonato Pan-Americano de Taekwondo 2025, que ocorrerá também na capital do Paraná, e ao Mundial da modalidade, que será disputado em Phoenix, nos Estados Unidos, no ano que vem.

Sob orientação do professor Matheus Dias, da Academia Elite Artes Marciais, os atletas Andrea Dreher, Arthur dos Santos, Junior Trindade e Rose Trindade conquistaram títulos nas finais do Brasileiro de Taekwondo Songham 2025, realizado pela organização brasileira da American Taekwondo Association (ATA), e garantiram vagas nas competições internacionais. No mesmo final de semana, ocorreu a primeira etapa do Brasileiro 2025/26, onde o quarteto igualmente faturou medalhas e que teve a participação de Germano Rossi e Uriel Goulart, também da Elite.

Os taekwondistas competiram em diferentes categorias e modalidades na capital paranaense. “São quatro modalidades. A fórmula é uma combinação de movimentos, golpes para defesa pessoal, numa apresentação em sequência. Tem a fórmula de armas, que também é uma sequência, onde a maioria dos atletas trabalhou com a espada ou o bastão longo. E tem dois tipos de luta: com o bastão, que é o combat weapons, e o sparring tradicional, a luta com protetores e contato”, explicou a faixa-preta 1º dan Andrea Dreher, que também é professora e coordenadora da Academia Elite.

Uriel Goulart recebeu medalhas da primeira etapa do Brasileiro temporada 2025/26

Com anos de experiência na arte marcial coreana, os atletas buscam agora apoio para representar Santa Cruz no Pan-Americano, que será em setembro próximo, e no Mundial nos Estados Unidos, em julho de 2026. “Nossa ideia é fazer campanhas para juntar dinheiro, um auxílio para o pessoal conseguir participar. A ideia é fazer rifas, vaquinha e buscar patrocínios”, conta Andrea.

A coordenadora ressalta que o taekwondo é um esporte acessível a pessoas de qualquer idade. O treinamento é feito de acordo com as possibilidades de cada indivíduo, tanto para os mais jovens, que aprendem com as rotinas de disciplina das artes marciais, quanto aos adultos que buscam evolução na parte física e saúde de corpo e mente.

Quem quiser conhecer o trabalho da Elite pode entrar em contato pelo WhatsApp (51) 98686-8404. A academia funciona na Rua Galvão Costa, 40, segundo andar, no centro de Santa Cruz, em diversos horários. No perfil @eliteartesmarciais no Instagram é possível acompanhar a divulgação das atividades das escolas da rede pelo Brasil.

Germano Rossi disputou a etapa de abertura do Brasileiro 2025/26