Início Esportes Taekwondo: Um esporte que alinha corpo e mente

Taekwondo: Um esporte que alinha corpo e mente

Diego Dettenborn – [email protected]

O taekwondo faz parte da vida do povo coreano, hoje a Coreia do Sul é conhecida mundialmente através deste esporte. No mundo todo, ele cresce e atrai mais adeptos dia após dia. Pode-se pensar que a modalidade é simplesmente uma luta que parte madeiras, quebra telhas e tijolos, mas não. Pois, o taekwondo utiliza estas demonstrações para mostrar o que o corpo humano é capaz de fazer.
Com o treinamento se adquire velocidade, concentração, força interior, equilíbrio e melhora em muito a sua formação moral e intelectual trabalhando os aspectos de Destreza Física, Disciplina, Caráter, Personalidade, Espírito e Defesa Pessoal.
O taekwondo ainda tem outros vários benefícios. A determinação, que no oriente, é definida como uma força que tem poder tanto para criar como para motivar. A atividade física pode ser ótima se for coordenada em perfeita harmonia de pensamento e ação. Resumindo, quanto mais o seu corpo estiver disciplinado e sua mente cultivada, mais disciplinado será o seu caráter. O taekwondo é também conhecido como um dos melhores métodos de desenvolver e intensificar as características emocionais e psicológicas de seus praticantes.
 

Rolf Steinhaus


Professor Denizar de Castro (C) em uma de suas aulas

 

 

Apaixonado pelo esporte, pelas artes marciais e principalmente pelo taekwondo, o santa-cruzense Denizar de Castro, professor de taekwondo, de 27 anos, e praticante desde os oito anos de idade, destaca o que o fez escolher o esporte como filosofia de vida. “É uma luta solta e com velocidade. O taekwondo exige de quem o pratica muita dedicação.” Além de ministrar aulas para 25 alunos em uma academia santa-cruzense, Denizar ainda ensina a arte para cerca de 400 alunos do projeto Educação Mais, em Sinimbu.
Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão. Mais precisamente 30% socos e 70% chutes. Fonte (www.educacaofisica.seed.com)

Sexo Frágil?

Muitas mulheres procuram a prática do taekwondo como forma de manter o condicionamento físico e para desenvolver técnicas de defesa pessoal. Não existem contraindicações para a prática. Todos os exercícios de aquecimento, alongamento, flexibilidade, condicionamento, movimentos, chutes e socos podem ser efetuados por ambos os sexos sem restrições. Durante os treinamentos, as possibilidades de contusões e ferimentos são mínimas e, mesmo para as mulheres que optam por participar em competições, existe todo um aparato de proteção que visa preservar a integridade das atletas.
A estudante Bruna Heinen, de 17 anos, praticante do esporte há quatro anos, destaca a importância do taekwondo na sua vida. “Comecei a praticar taekwondo porque sempre quis fazer alguma arte marcial, e o taekwondo foi a que mais me chamou a atenção. As maiores dificuldades estão no treino que é bem puxado mesmo, às vezes nos machucamos, e existem também as dores musculares, mas existem os benefícios, mantendo o corpo em forma, tendo exercícios controlados e é ótimo para a autoestima também.”
Referente às dificuldades encontradas pela atleta diante do fato de ser uma praticante mulher, dentro de um esporte onde a maioria dos praticantes são homens, Bruna destaca o preconceito e o que pode ser feito. “Existe preconceito, muitas pessoas acham que por ser mulher não podemos fazer força, nos machucar. Mas pelo contrário, eu me machuco como todos e onde treino, na parte olímpica, sou somente eu, e na defesa pessoa tem mais uma menina. Então só treinamos com homens, o que é muito melhor, pois acaba nos deixando mais resistentes e o preconceito não nos atinge, pois nós estamos um passo à frente da humanidade, deixando de ser um alvo fácil”.

                                                                                                               Rolf Steinhaus


Taekwondo atrai mulheres. Arte marcial pode ser praticada por todos