Início Geral Templo realiza comemoração alusiva ao orixá Xangô

Templo realiza comemoração alusiva ao orixá Xangô

Ana Souza – [email protected]

Na noite desta quarta-feira, 29, o Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, localizado no Bairro Jardim Esmeralda, em Santa Cruz do Sul, irá festejar Xangô Caô (São Pedro), celebrado na data de hoje, 29 de junho. A festividade também será alusiva ao orixá Xangô (São João Batista) com data em 24 de junho. Haverá sessão mediúnica das 19h até às 22h. E após, um momento simbólico com acendimento do fogo.

Aquele que escreveu os mandamentos, assim é Xangô Caô. “Que fez a tradução da Bíblia para o latim. Considerado no sincretismo religioso como São Pedro. Dono da justiça, dos raios e trovões e representado pelo fogo. Sua simbologia está na busca do equilíbrio para cada um. Caboclo que pede também pela sinceridade, pois não gosta de mentiras e dúvidas. Não gosta que sejamos injustos uns para com os outros.  Ele é do bem e que todos andem sempre na ‘linha reta’. Ele rege a espiritualidade, buscando equilíbrio e afastando todo e qualquer preconceito. Orixá da vida e do conhecimento. Que Xangô traga este equilíbrio para nosso País e nossos governantes. O orixá que aquece a nossa alma. Iremos fazer o acendimento do fogo e neste momento escrevemos em um papel tudo que queremos ‘queimar’ para espantar as negatividades. Tudo o que não desejamos de ruim para os outros e nem para nós mesmos. O olho grande, a inveja, a falta de trabalho, de compressão e de entendimento. A busca de equilíbrio”, enfatiza o babalorixá do templo, Pai Antônio de Ogum.

Xangô também aparece sincretizado com São João Batista e São Pedro, ambos comemorados em junho e por isso, são junho e setembro os meses onde se vê maior devoção ao Orixá. Seus símbolos são o machado que corta as demandas, os bichos que são a tartaruga e o leão, as cores branco, vermelho e marrom terra cota e pedra meteoro.