Início Geral Thomé assume a direção-geral do HSC

Thomé assume a direção-geral do HSC

Everson Boeck
[email protected]

A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), mantenedora do Hospital Santa Cruz (HSC), recebeu autoridades e convidados na tarde desta segunda-feira, 17 de fevereiro, no auditório do Curso de Medicina da instituição, para dar posse ao novo diretor-geral, o ex-reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Vilmar Thomé, e sua equipe diretiva. Assim como na reitoria da Unisc, Thomé tem um mandato de quatro anos, até 2017, à frente do maior complexo hospitalar da região. Este ano o Hospital Santa Cruz completa 106 anos. Destes, 11 são sob a gestão da Apesc.
Atendendo ao que dispõe o Regimento Geral do Hospital, cabe ao presidente da Apesc e Presidente do Conselho de Administração, dar posse aos Diretores do HSC. Logo, Thomé recebeu a portaria de posse das mãos de Jacob Braun, presidente da Apesc em exercício. Juntamente com o diretor-geral Vilmar Thomé, o professor Leo Kraether Neto deixa a direção-geral da instituição e assume o cargo de diretor-acadêmico; o Dr. Marcelo Carneiro ocupará o cargo de diretor-técnico; e o professor Egardo Orlando Kuentzer que continua no cargo de diretor-administrativo. O Dr. Daniel VitielloWinck também continua no cargo de diretor do corpo clínico do HSC.
A reitora da Unisc, Carmen Lúcia Helfer, em seu pronunciamento agradeceu a contribuição dos diretores que deixaram seus cargos pelo desempenho e dedicação que dispensaram à comunidade através de suas atividades. Aos empossados ela desejou boa sorte e disse estar certa de que estes terão muito a contribuir para a continuidade do crescimento da instituição.
Carmen ressaltou a importância do credenciamento do HSC como Hospital de Ensino para o crescimento da área da saúde no município e na região. “Temos uma concentração intensa de estudantes no HSC. São cerca de 800 acadêmicos da graduação por semestre desenvolvendo sua formação orientada por seus professores. Isso evidencia e fortalece a certificação do hospital como um hospital de ensino”, frisou. A reitora informou que, só em 2013, os atendimentos ambulatoriais no HSC ligados ao curso de medicina somaram cerca de 10 mil. Somados aos serviços na área da saúde oferecidos na Unisc, este número ultrapassa a marca dos 70 mil atendimentos.

METAS DO NOVO DIRETOR-GERAL

Dentre as prioridades citadas pelo recém-empossado, estão previstas para os próximos anos a implantação de mais leitos para internação, a ampliação do bloco cirúrgico e o início da mobilização para captação de recursos para duplicação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulta, neonatal e pediátrica.
De acordo com o diretor-geral, um dos objetivos de sua gestão será implantar o Plano de Cargos e Salários. “Em geral as organizações possuem plano de carreiras e cargos para que os funcionários avancem nas suas carreiras. Esse plano estrutura, isto é, ele prevê qual a formação e o tempo de trabalho necessários, que tipo de avaliação das atividades. Queremos atrair, desenvolver e manter bons profissionais na instituição”, sinaliza.
Thomé também afirmou em seu pronunciamento que pretende ampliar a estrutura de captação de recursos, “Intensificaremos o gerenciamento de receitas e custos e estaremos permanentemente focados na busca da melhoria da sustentabilidade econômica e financeira da instituição”, pontuou. Thomé garantiu que a ideia é zerar o déficit que o HSC possui hoje. “Em 2003, quando a Apesc adquiriu o hospital, o percentual negativo era de 45%. Hoje, para cada R$ 100,00 que investimos, pagamos R$ 109,00. Isto é, a avaliação é positiva e teremos muito trabalho para dar sequência à recuperação das finanças”, disse ele.
Um Modelo HSC de Atendimento é um dos trabalhos a serem desenvolvidos pela nova gestão. “Queremos aprimorar nossos processos, isto é, melhorar sensivelmente nossos cruciais serviços, em especial emergências e urgências. Estas e outras áreas terão atenção distinta no que se refere a sistemas (TI) e desenvolvimento organizacional”, adianta Thomé. 
Conforme o diretor-geral, outra meta é reforçar o intercâmbio do Hospital Santa Cruz com a Unisc. Atualmente, a instituição já oferece cinco residências médicas e em breve deve implantar a sexta. Thomé explica que a intenção de dar sequência à expansão do hospital também tem o objetivo de melhorar a situação financeira da instituição, que hoje opera com déficit.

Fotos: Rolf Steinhaus

Evento de posse da equipe diretiva aconteceu no Auditório do Curso de
Medicina da instituição na tarde de ontem, 17


Thomé recebeu a portaria de posse das mãos de Jacob Braun,
presidente da Apesc em exercício


Carmen ressaltou a importância do credenciamento
do HSC como Hospital de Ensino