Início Colunas “Um novo normal”

“Um novo normal”

Nos últimos meses ouvimos por repetidas vezes: proteja-se! Use máscara! Cuide de você e cuide do outro… Crie novas expectativas e uma nova rotina, afinal, a vida segue… Em meio às tempestades e turbulências que enfrentamos com a chegada do coronavírus e todas as suas variantes, nos adequamos a uma nova rotina de vida: home office, mais tempo em casa, mais tempo com a família. Agendamentos virtuais… todas essas incertezas foram constituindo um novo formato de “levar a vida”. Com todos esses impasses, um raio de sol brilhou, alimentando nossa esperança de “um novo normal”: a vacinação. As ações foram intensificadas e praticamente metade da população já recebeu, pelo menos, uma dose de vacinação. Mas o medo, a ansiedade e a angústia ainda nos perseguem… a cada dia temos mais certeza de que não temos controle de absolutamente nada…

As emoções afloram de maneiras distintas. Nos sentimos em um mar em fúria, literalmente. Não sabemos lidar com nossas emoções, imagina lidar com os sentimentos de outras pessoas. Perdemos quem amamos, nos distanciamos de boa parte da família e dos amigos. As demandas de trabalho aumentaram… e seguimos em busca de um equilíbrio, de um conforto ou de espiritualidade para nos expressar… O estresse é contínuo, entramos em um modo on permanente… Vivemos em uma pandemia. Muitos de nossos planos foram ceifados e outros tantos, desestruturados. Trocamos nossa liberdade de ir e vir a qualquer lugar, a qualquer momento (viagens, clubes, piscinas, festas, jantares…) por um isolamento nada social. Parece uma utopia… uma versão de um enredo cinematográfico ou de uma ilusão sem fim… As cobranças aumentaram, as emoções também.

E precisamos fazer uma escolha: viver o presente. Buscar informações e alternativas que possam contribuir para “um novo normal”. Afinal, apesar de estarmos vacinados – ou pelo menos com a primeira dose – não podemos esquecer dos cuidados básicos. Da nossa proteção e da nossa família. Que possamos ter equilíbrio e maturidade para reaprender e nos readaptarmos a esse “novo normal”, cuidando da nossa saúde e do bem-estar daqueles que amamos…