Início Geral Uma Oktoberfest diferente vai começar nesta quinta-feira

Uma Oktoberfest diferente vai começar nesta quinta-feira

Foto: Francisco Frantz

Em um novo formato, com uma proposta de inovação e ineditismo, a 36ª Oktober acontece de 7 a 12 de outubro e de 15 a 17 de outubro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Em virtude da pandemia, o evento será muito diferente da tradicional Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, considerada a maior festa alemã do Rio Grande do Sul. Sem bailes, shows, desfiles de rua na Marechal Floriano e parque de diversões, o evento se reinventa para oferecer aos visitantes atrativos que destacam a cultura, a música e a gastronomia típicas alemãs, além da integração com outras etnias, dentro do tema “Integrando Culturas, Saberes e Sabores”.

O evento vai funcionar em dois turnos, das 11 às 15 horas e das 19 às 23 horas, com exceção dos dias 13 e 14 de outubro, em que o parque ficará fechado. Cada turno poderá receber até 4 mil pessoas, que deverão manter o distanciamento, usar máscara e álcool em gel e estarem sentadas para consumir bebidas e alimentos. Conforme a presidente da 36ª Oktober, Roberta Pereira, o objetivo é retomar com responsabilidade e segurança as atividades econômicas e os eventos, com respeito às regras sanitárias. “Vamos continuar a surpreender e encantar nossos visitantes, com foco na segurança dos prestadores de serviços, trabalhadores e visitantes. É desafiador, mas estamos confiantes no sucesso do evento”, salienta.


Para participar da Oktober, os visitantes, prestadores de serviços e voluntários deverão estar com o sistema vacinal atualizada para a Covid-19, conforme Plano Nacional de Vacinação. Para entrar no parque será obrigatório o uso de máscara, aplicação de álcool em gel, aferição de temperatura e apresentação dos comprovantes de vacinação (impresso ou digital). Pessoas com alterações na temperatura serão encaminhadas para avaliação e testagem rápida na Sala de Isolamento, instalada no lado de fora do parque. A exemplo dos anos anteriores, os menores de idade podem acessar o Parque conforme Portaria do Juizado Regional da Infância e Juventude, disponível no site.


A 36ª Oktober tem financiamento do Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul e realização da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Município de Santa Cruz do Sul e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Pátria Amada Brasil – Governo Federal. Em 2021, o patrocínio é da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Excelsior, Geração Materiais para Móveis, Germani Alimentos, Imply, JTI, MOR, Philip Morris, Stock Med e Universal Leaf Tabacos.

O que os visitantes vão encontrar:

Feirasul – A organização tem o objetivo de apoiar as empresas, prestadores de serviços e profissionais que foram muito prejudicados pela pandemia. Neste sentido, não poderia deixar de realizar a Feirasul, que impulsiona a economia local e oportuniza grandes negócios. Nesta edição diferente, a feira está situada nos Pavilhões 2 e 3, com participação de 75 expositores, especialmente do município. Como todo o evento, a iniciativa segue regras e protocolos de distanciamento, com corredores mais largos do que o normal, limite de público, além de uso obrigatório de máscara e dispositivos com álcool em gel. Nos espaços ao ar livre, destaque para as exposições de veículos de revendas, máquinas e implementos agrícolas, carros antigos e 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB).

Gastronomia – Como um grande destaque da edição, a Gastronomia funciona com serviços de alimentação em que os visitantes ficam sentados (todos os espaços possuem mesas e cadeiras), com respeito ao distanciamento e ocupação máxima de até oito pessoas por mesa. O Pavilhão Central abriga um restaurante, com buffet por quilo, cardápio que inclui pratos típicos germânicos e ilhas de café colonial self service. Sem pista de danças, o palco segue com apresentações musicais e de grupos de danças folclóricas. No lado de fora, ao ar livre, três espaços chamados de Oktober Garden são palco de apresentações mais intimistas, com a participação de artistas locais, bem como food trucks.


O Oktober “Perto do Fogo”, situado no gramado ao lado e em frente à Bierhaus, é uma nova experiência no evento, com almoços e jantares temáticos, como porco no rolete, costelão, churrasco na vala, entre outros. O Senac Garden oferece oficinas gratuitas e degustações, somente com público sentado, em estrutura montada ao lado do espaço do SindiTabaco.  Outra novidade é a Tenda das Cervejarias, um grande pub na área à esquerda do Pórtico do Parque da Oktoberfest, com palco para apresentações de bandas de rock, blues e artistas locais.


O Bierhaus Pub é um espaço diferenciado, durante o dia com almoços e reservado também para jantares especiais. As apresentações do ambiente são variadas, com música e dança contemplando artistas locais. Na Vila Típica, composta pelas casas típicas, é o local da gastronomia diversa e diferenciada, com preferência para os lanches típicos da culinária germânica. No Pavilhão 3 está a Vila da Agricultura Familiar, com empreendedores locais e produtos para os visitantes levarem para casa. No antigo espaço, ao lado direito do Pórtico, estão as exposições de flores e de artesanato rural. Os lanches em geral também ficam à disposição nas praças de alimentação 1 e 2, localizadas em frente à Vila Típica e ao lado da Casa da Afubra.


Desfiles – Como parte integrante da programação artística e cultural da 36ª Oktober, os desfiles internos acontecem nos dias 10, 11 e 17 de outubro, às 12h30; dia 12 de outubro, às 13 horas; e nos dias 7, 8, 9, 15 e 16 de outubro, às 20 horas, dentro do parque, na Avenida Oktoberfest. O trajeto inicia no portão ao lado dos Bombeiros e atravessa até o Portão 7, estrategicamente para abranger todas as áreas da gastronomia, o que possibilita que as pessoas assistam sentadas e com distanciamento.
As paradas contam com 10 carros alegóricos e a participação da Família Fritz e Frida, bandinhas, soberanas da 36ª Oktober, ex-soberanas, dançarinos e voluntários. O enredo aborda a colonização, os imigrantes, a união e integração dos povos, primeiras construções, gastronomia, diversidade cultural, entre outros temas.


Desfiles internos da 36ª Oktober:
Dias 10, 11 e 17 de outubro, às 12h30;
Dia 12 de outubro, às 13 horas;
Dias 07, 08, 09, 15 e 16 de outubro, às 20 horas.


Programação – No palco multicultural, o público conta com apresentações de grupos folclóricos germânicos e música típica, e de danças variadas. Demonstração de jogos germânicos no Pavilhão 2, participação do 7º BIB e Brigada Militar, oficina de percussão e demonstração de Olimpíada Rural na Avenida Oktoberfest também estão na programação. O Dia da Maturidade Ativa acontece em 11 de outubro, das 11 às 15 horas, com oficina de dança e baile on-line, com transmissão no Pavilhão Central. O Dia da Criança, 12 de outubro, ocorre das 11 às 15 horas, com Banda do 7º BIB, Teatro Infantil com o Grupo (Ins)Pirados, apresentações musicais e intervenções artísticas

Principais protocolos de prevenção à covid-19 durante a 36ª Oktober:
– Acesso ao evento somente pessoas já vacinadas (uma ou duas doses, conforme o plano vacinal);
– Ingressos antecipados somente via internet;
– Termo de Compromisso por parte dos visitantes (cumprimento de protocolos e não comparecimento em caso de sintomas gripais e/ou contato com caso positivo de covid-19);
– Capacidade de público máximo em cada horário, de acordo com a possibilidade de estarem todos sentados nos ambientes (restaurantes, gardens e praças de alimentação);
– Aferição de temperatura no Pórtico Principal;
– Uso obrigatório de máscaras por todos os visitantes, trabalhadores, prestadores de serviços e artistas;
– Dispensers com álcool em gel em diversos pontos do parque;
– Sala de Isolamento e Ambulatório;
– Disponibilização de testes rápidos para Covid-19 para trabalhadores, artistas e bailarinos que apresentem sintomas;
– Orientadores que atuarão em abordagem lúdico-educativa, fiscalizando o cumprimento dos protocolos;
– Aumento no número de trabalhadores contratados para limpeza e higienização de todos os ambientes;
– Treinamento e capacitação pré-evento sobre as medidas de prevenção da Covid-19 para todos os prestadores de serviço, voluntários e trabalhadores;
– Demarcação visual no chão em locais possíveis de formação de filas, além de avisos de capacidade máxima de público nos locais fechados, Feirasul e sanitários;
– Rádio Parque: comunicação contínua das regras e protocolos com linguagem acessível.

Confira o valor dos ingressos e as regras de acesso:
Os ingressos para o evento podem ser adquiridos na plataforma https://oktoberfest.eleventickets.com. Os valores variam de R$ 5,00 a R$ 25,00. A ferramenta permite que sejam adquiridos até 10 tickets por turno, com exceção do primeiro dia, abertura do evento, em que a entrada é gratuita. Mas será necessário realizar um check-in no site para receber o QRCode de acesso. Quando a pessoa faz a compra do ingresso, que é nominal e intransferível, ela precisa concordar com o Termo de Compromisso Digital relativo aos protocolos de segurança exigidos pelo evento em virtude da pandemia. As formas de pagamento aceitas são cartão de crédito ou PIX. 


Dois pontos de vendas físicas estão disponíveis em Santa Cruz do Sul, na Casa da CDL, situada na Praça Getúlio Vargas, ou a sede da Assemp, na Rua Coronel Oscar Jost, 1.571. Nestes locais, também é aceito o pagamento em dinheiro.


Menores – Conforme as regras para a entrada de menores no Parque da Oktoberfest, as crianças com menos de um ano devem utilizar uma pulseira de identificação, fornecida pelo evento, com o nome da criança, o nome do adulto cuidador e um telefone de contato. O identificador pode ser retirado na sede da Assemp – Rua Coronel Oscar Jost, 1571–, ou na Casa da CDL, localizada na Praça Getúlio Vargas, na Rua Marechal Floriano, 762, no centro de Santa Cruz do Sul, em frente à Catedral São João Batista.


Os pequenos de um até seis anos devem estar acompanhados de um adulto cuidador. Além da pulseira, é exigido o check-in, o preenchimento do Termo de Compromisso e o Termo de Responsabilidade Digital, onde também deve constar a cópia do documento de identificação, com foto do adulto, para melhor controle da segurança. No dia do acesso é solicitado os documentos de identificação da criança e do maior de idade que o acompanha.


As crianças com idade entre sete anos e adolescentes com até 14 anos devem também estar acompanhadas de um adulto cuidador. Para o acesso é exigido check-in, Termo de Compromisso, Termo de Responsabilidade Digital e documento de identificação do menor e do adulto. Já os jovens entre 15 e 17 anos podem ingressar sozinhos no parque, entretanto, é requisitada a mesma documentação: check-in, Termos de Compromisso e de Responsabilidade Digital, bem como documento de identificação e sistema vacinal em dia.


Sempre que o menor de idade, de um a 17 anos, estiver acompanhado do pai, da mãe ou de um responsável legal, não há necessidade de autenticação de assinatura no Termo de Responsabilidade Digital, apenas quando o menor de idade for autorizado pelo seu responsável legal a acessar o parque com um adulto cuidador ou no caso dos que podem ir ao parque sozinhos. A autenticação da assinatura deve ser feita pela internet, junto com o Termo de Responsabilidade Digital. Para a conferência da assinatura é acrescido ao valor pago pela compra de ingressos R$ 6,50.  O aplicativo autentica assinaturas sete dias por semana, 24 horas por dia.

INGRESSOS:
Turno Manhã (11 às 15h):
Valor único R$ 10,00 (inteiro) – R$ 5,00 (meio ingresso)

Turno Noite (19 às 23h):
Primeiro lote: R$ 20,00 (inteiro) – R$ 10,00 (meio ingresso)
Segundo lote: R$ 25,00 (inteiro) – R$ 12,50 (meio ingresso)


Meio ingresso: Crianças de 7 a 14 anos, estudantes (carteira estudantil atualizada), idosos a partir de 60 anos, pessoa com deficiência, acompanhante de pessoa com deficiência, pessoas com traje típico completo e doadores de sangue (doação dentro do Rio Grande do Sul).


Gratuidades: Crianças até 6 anos; Dia da Maturidade (11/10): a partir de 55 anos; Dia da Criança (12/10): até 12 anos.
Mais informações na Assemp (51) 3715-6844 ou em https://www.oktoberfestsantacruz.com.br/.

Por: Assessoria de Imprensa