Início Opinião Umrest: 10 anos fazendo Saúde do Trabalhador

Umrest: 10 anos fazendo Saúde do Trabalhador

No dia 6 de dezembro de 2011, a Unidade Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador de Santa Cruz do Sul (Umrest/SCS) completou 10 anos de funcionamento.
Ao longo desta década, a Umrest/SCS, primeiro serviço desta natureza implantado no interior do Estado, realizou ações de saúde, nos diversos níveis de atenção, visando proteger e recuperar a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do município, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e promovendo cidadania.
A história de implantação da Umrest/SCS já foi contada inúmeras vezes, em todo Brasil, mas não custa recordarmos o protagonismo da sociedade santacruzense, através dos movimentos sociais e sindicais, com apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul e pelo governo do Estado, representados também na Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador do Conselho Municipal de Saúde (CIST/CMS).
Podemos ainda destacar que a Política de Saúde do Trabalhador está alicerçada na Constituição Federal e na legislação do SUS, sendo fundamental sua execução em todos os serviços de saúde do SUS – da atenção básica à especializada.
A Umrest/SCS atualmente conta com equipe composta por enfermeira, médico, psicóloga e terapeuta ocupacional, além da coordenação administrativa do serviço.
Para marcar o 10º aniversário da Umrest, foram realizadas diversas atividades no período de 3 a 6 de dezembro, entre elas um evento na Câmara de Vereadores: “Roda de Conversa: Controle Social e Saúde do Trabalhador”, contando com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT), CIST/CMS, 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região dos Vales (Cerest/Vales), Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul (SMS/SCS, representantes de Sindicatos de Trabalhadores de Santa Cruz do Sul e região, profissionais e Usuários da Umrest/SCS.
    Nesta “Roda de Conversa”, fez-se um resgate histórico que antecedeu a implantação da Umrest no município, a construção das ações em prol da Saúde do Trabalhador, bem como uma proposta para o futuro da Umrest. A SMS/SCS manifestou compromisso de ampliação das ações e da equipe já no início do próximo ano, fortalecendo este importante serviço; o Coordenador da Umrest anunciou a mudança de endereço ainda em dezembro de 2011, para prédio mais amplo, de localização central e com melhor acessibilidade e condições de trabalho e atendimento; o Cerest/Vales, a 13ª CRS e o MPT reforçaram  a disponibilidade para ações conjuntas e suporte técnico.
Os usuários manifestaram, em seu pronunciamento, a importância dos serviços prestados pela Umrest em seu tratamento, destacando: “a divulgação deste serviço é muitíssimo importante para pessoas que estão acometidas de doenças relacionadas ao trabalho e não sabem a quem recorrer”, “a Umrest é uma tábua de salvação para muitas pessoas”, “para nós, usuários da Umrest, estar na Umrest é como estar na nossa própria casa, pois foi lá que nós, os usuários desta instituição, nos sentimos acolhidos. Para muitos de nós, foi lá que alguém olhou e deu atenção para os seus problemas”, “a população que necessita deste tipo de atendimento tende a aumentar e sempre atinge a camada mais pobre da população”, “lá não precisamos levantar de madrugada e enfrentar uma fila para conseguir uma ficha para consulta”, “gostaria que aumentassem a cota de fisioterapia”, “crie uma sala de fisioterapia para nós”, “coloquem mais verbas para que a Umrest não deixe de existir!”, “divulguem e usem a Umrest. Quanto mais pessoas souberem deste serviço melhor, pois ela está aí para ajudar”!

[email protected]