Início Esporte UniCo pega adversários diretos no DF

UniCo pega adversários diretos no DF

Pivô Guilherme Teichmann liderou o UniCo no grande triunfo do último sábado. Crédito: Vinícius Molz Schubert/União Corinthians/Divulgação/RJ (UniCo x Franca Guilherme_Vinicius Molz Schubert.jpg)

José Carlos Ferreira

[email protected]

A noite de sábado e todo o dia de domingo foram de êxtase para os fanáticos torcedores do basquete de Santa Cruz do Sul. Tudo por causa da excelente vitória do Luvix/União Corinthians sobre o Sesi-SP/Franca no Arnão, por 89 a 85. O time alcançou a sua sexta vitória seguida em casa ao derrubar o último invicto do NBB 2021/22, simplesmente o líder da competição. Passado o saboroso fim de semana dos tricolores, agora a disputa com enfrentamentos diretos no Distrito Federal por vaga nos playoffs.

Como era de se esperar, o duelo da noite de sábado foi mais um capítulo da história da paixão de uma cidade por uma modalidade esportiva. Ou, no caso, de duas cidades, pois Santa Cruz e Franca são consideradas capitais do basquete em seus respectivos Estados. O Arnão voltou a viver a aura dos anos 1990 com o reencontro dos finalistas do Brasileiro de 1994. Agora, o União Corinthians, com um projeto de estreante no NBB, mais modesto, encarou de igual para igual o time mais caro e atual líder do campeonato, como prometera na véspera o técnico Athos Calderaro.

O pivô Guilherme Teichmann, em casa, na sua terra natal, assumiu o posto de líder do UniCo e foi o seu grande destaque nos três principais fundamentos do jogo, com 17 pontos, 12 rebotes e quatro assistências. E a equipe foi literalmente um coletivo, se mantendo à frente de Franca no placar do início ao fim da partida, para vencer por 89 a 85 – parciais de 26 a 20, 22 a 16, 19 a 22 e 22 a 27.

A vitória colocou o Luvix/União Corinthians na 14ª posição do NBB, a duas da zona de classificação para os playoffs, embora o Mogi das Cruzes, que está na 15ª, ainda jogaria contra o Minas em casa na noite de ontem, após o fechamento desta edição e poderia ultrapassar o time de Santa Cruz. Agora, os comandados de Calderaro tem desafios no Distrito Federal contra os últimos colocados na tabela: o Brasília (17º), hoje, às 20 horas, no Ginásio Nilson Nelson – é possível acompanhar no Instagram @basquete_u.corinthians –, e o Cerrado (16º), sexta, 11, às 20h30, na Asceb – transmissão do NBB pelo seu canal no YouTube.