
A Secretaria Municipal de Saúde de Vera Cruz voltou a alertar a população para os ris-cos da baixa adesão à vacinação contra a Influenza. Embora a campanha tenha sido am-pliada e a vacina esteja liberada para toda a população desde meados de maio, os índices de cobertura seguem abaixo do esperado no município.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Maria Angélica Puntel, a meta da campanha era vacinar 10.551 pessoas dos grupos prioritários. Contudo, até o momento, apenas 5.237 doses foram aplicadas, o que corresponde a 49,6% da cobertura prevista. Entre os grupos de risco, os índices são ainda mais preocupantes: 41,6% entre idosos, 31,7% entre crianças menores de seis anos e 43,2% entre gestantes.
“A vacinação é segura, gratuita e continua disponível nas unidades de saúde. A gripe não é uma simples virose: ela pode evoluir para formas graves e até causar óbito, especi-almente em idosos e pessoas com comorbidades. Todos os casos de internação registra-dos no município foram de pessoas não vacinadas”, enfatizou Maria Angélica.
Desde o início do ano, o município já contabilizou sete internações por síndrome respira-tória aguda grave (Srag), com dois óbitos confirmados por influenza A – ambos em ido-sos que não haviam se vacinado. A preocupação aumenta diante do desabastecimento do antiviral Oseltamivir (Tamiflu) em todo o Rio Grande do Sul e que, atualmente, está disponível apenas para pacientes hospitalizados. Nesse cenário, a vacinação se apresenta como a principal forma de prevenção.
Como parte do Programa Inverno Gaúcho, promovido pelo governo do Estado, a Secre-taria de Saúde de Vera Cruz passou a oferecer atendimento em horário estendido na Unidade de Saúde Central, de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 19h30 (exceto feria-dos). Amanhã, a sala de vacinas do Posto Central funcionará até as 11h30. Também ha-verá vacinação na localidade de Linha Henrique D’Ávila, das 8 horas às 15 horas, com atuação da equipe da Estratégia de Saúde da Família.
“Estamos oferecendo horários ampliados e plantões extras para facilitar a imunização. É uma oportunidade para quem trabalha durante o dia ou tem dificuldade de comparecer nos horários habituais. Vacinar-se é um ato de cuidado com a própria saúde e com a sa-úde de todos ao redor”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Luiz Freitas.
A vacina contra a gripe é atualizada anualmente para proteger contra as principais cepas em circulação. Além de prevenir casos graves, contribui para a redução de internações, afastamentos e sobrecarga no sistema de saúde. A imunização segue disponível nas uni-dades básicas de saúde do município enquanto houver doses disponíveis. Para se vaci-nar, basta apresentar documento com CPF ou o cartão do SUS.