Início Geral Verão terá influência do La Niña

Verão terá influência do La Niña

Ricardo Gais
[email protected]

Santa-cruzenses terão que aguentar temperaturas que chegam facilmente aos 40°C . – Foto: Ricardo Gais

Iniciou exatamente às 12h59 de ontem e se estende até as 12h33 do dia 20 de março de 2022, a estação preferida de muitas pessoas: o verão, pois é a época das férias, praia, piscina e que tem os dias mais longos. No entanto, a nova estação não deve ser agradável para o setor da agricultura devido às chuvas irregulares e altas temperaturas que prejudicam o cultivo das produções na Zona Rural. O fator que irá impactar de forma direta no tempo é o fenômeno La Niña, que deve permanecer durante todo o verão no Brasil.

Conforme o Climatempo, os efeitos do La Niña no Rio Grande do Sul causarão uma precipitação de chuva em menor quantidade na Região Central e essa expectativa deve ser ainda maior na metade da estação, em fevereiro. As maiores pancadas de chuva devem ser registradas em janeiro, no Norte do Estado. Já a Região Central deve registrar chuva abaixo da média – o que vem ocorrendo desde o mês de outubro.

Já é costume para os santa-cruzenses aguentar temperaturas que chegam facilmente aos 40°C e neste verão não será diferente. Para se ter uma ideia do que vem por aí, o Vale do Rio Pardo registrou no início desta semana como será o calor nos próximos meses. Em Santa Cruz do Sul, o termômetro marcou temperaturas na casa dos 39ºC e 40ºC.

Outro fenômeno que estará presente na estação mais quente do ano são as rajadas de vento em todo o Estado. O Litoral Norte terá uma maior frequência do chamado “Nordestão” e no interior do RS os ventos podem prejudicar a produção agrícola, causando uma evaporação da água mais acelerada.

Para o mês de fevereiro, o La Niña não permite chuva forte persistente em todo o Estado gaúcho, sendo inferior à média, mas com temperaturas altas e um clima quente e seco. Já o mês de março terá uma mudança no cenário com uma leve queda nas temperaturas. No entanto, a expectativa por chuva continuará baixa, cerca de 50 milímetros em boa parte do Estado. Na Região Serrana, de divisa com Santa Catariana, a precipitação de chuva deve ser maior.

Os primeiros dias de verão em Santa Cruz do Sul serão com a predominância do sol. Nesta quarta-feira, 22, o termômetro deve bater a casa dos 32°C, com previsão para uma pancada de chuva à tarde e à noite. Nos demais dias, as temperaturas continuarão altas e sem chances de chuva – a expectativa é que ocorram pancadas a partir de domingo.