Início Geral Vilmar Thomé: “alegria e satisfação em fazer parte desta história”

Vilmar Thomé: “alegria e satisfação em fazer parte desta história”

Diretor Geral do Hospital Santa Cruz ressalta importância da instituição para a comunidade

“Aos santa-cruzenses, que tenham esperança e que juntos conseguiremos ultrapassar essa situação gravíssima que estamos vivendo em função da pandemia” – Divulgação/Assessoria HSC

Ricardo Gais
[email protected]

“112 anos é uma trajetória maravilhosa, são poucas as instituições que alcançam o centenário no Brasil”, disse o Diretor Geral do Hospital Santa Cruz (HSC), Vilmar Thomé. O Hospital é um projeto comunitário que demonstra ao longo destes 112 anos uma resiliência de enfrentamento de vários desafios e agora chega em 2020 com uma excelente estrutura de atendimento hospitalar com referência para serviços de alta complexidade. “É uma alegria e uma satisfação enorme participar desse projeto tão relevante para Santa Cruz, Vale do Rio Pardo, bem como para todo o Rio Grande do Sul”.

Referência para o Estado e região, Thomé destaca que, o reconhecimento de outros municípios para com o Hospital, só demostra que vale a pena todo investimento realizado e a qualidade dos serviços prestados por toda a equipe que compõe a instituição. “Podemos acompanhar durante esta pandemia a situação de outros hospitais do país, como São Paulo, que é um estado mais desenvolvido que o Rio Grande do Sul e percebe-se a dificuldade na estrutura dos serviços prestados, o que em Santa Cruz, felizmente, neste momento, não estamos com essa situação”.

Tanto o Hospital Santa Cruz como a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), prezam pela formação de profissionais qualificados para atuar nas estruturas de saúde pública do município, o que vem acontecendo. “O HSC também é um hospital de ensino com formação, que realiza cursos técnicos, laboratoriais e possui residentes, que tratam de prevenção e promoção à saúde. Trata-se de um complexo em Santa Cruz que o Hospital está inserido de grande destaque”, comenta Thomé.

O diretor frisa a qualidade da estrutura dos postos de saúde e unidades de atendimento como o Cemai, que tratam de uma estrutura pública municipal, que serve como referência para o país. “Essas estruturas, assim como o HSC, são somas de vários fatores e que nos colocam nessa situação favorável dentro de uma pandemia, sem caos na saúde”

Uma parte da estrutura do Hospital Santa Cruz foi reconfigurada. Os atendimentos da unidade respiratória foram deslocados para o Pronto Atendimento (PA), para que todas as situações respiratórias e casos identificados da Covid-19, sejam tratados no espaço “Unidade Respiratória Covid-19” totalmente preparado para estes pacientes. No restante do prédio ocorrem os demais atendimentos. “Essa estrutura foi recentemente habilitada pelo Ministérios da Saúde em 19 de maio deste ano, com permanência de 90 dias, mas, se a situação necessitar – sempre com a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde – nós podemos estender essa estrutura especifica de Covid-19 pelo período que os gestores solicitarem”, explica Thomé. A estrutura deve ficar no mínimo até metade do mês de agosto.

Os dez novos leitos de UTI, habilitados pelo Ministério da Saúde nesta semana, já estão em funcionamento, “nós já tínhamos uma estrutura funcionando desde o dia 23 de março com cinco leitos e a partir desta semana estamos com mais dez leitos em funcionamento”. Com recursos captados pelo Hospital, Thomé destaca que foram adquiridos novos equipamentos e outros foram consertados para tornar o atendimento ainda melhor aos pacientes.

Com a proximidade do inverno, período em que as pessoas costumam ficar mais engripadas e doentes, o diretor do Hospital comenta que estes novos leitos de UTI são de fundamental importância. “Estamos próximos do inverno e agora estamos mais tranquilos com esses novos leitos de UTI o que gera uma tranquilidade para a comunidade, os gestores públicos e o Hospital”, disse Thomé.

Os novos leitos de UTI também podem receber pacientes de outros municípios, já que estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e são geridos pela Central de Leitos do Estado, “claro que o fato de termos estes leitos no Hospital Santa Cruz possibilita que tenhamos uma gestão mais ágil e sem contra tempos para a população de Santa Cruz”, explica o diretor.

Conforme Thomé, por dados oficias do Estado, não há falta de leitos. No entanto, algumas regiões estão com uma lotação maior das unidades. “Aqui temos desde março a unidade funcionando com uma baixa lotação, o que é muito bom. A gente monta a estrutura para ficar de prontidão e sempre que necessário nós estamos recebendo pacientes. Já recebemos pacientes de outras cidades que já tiveram alta”. Há pacientes internados no momento, mas, Thomé comenta que são poucos e que a situação está bem controlada em Santa Cruz perante a pandemia. Ele comenta que as medidas preventivas adotadas pelo município foram muito bem realizadas e que o Hospital de Campanha está ajudando muito, já que casos mais leves estão sendo atendidos no local. “Lá é feito uma triagem o que garante um fluxo bem organizado em Santa Cruz”.

No Hospital Santa Cruz o cuidado com os pacientes, familiares, visitantes e funcionários é presente e preza pelo bom atendimento e por uma estrutura tecnológica de qualidade. “Nossos cuidados agora são redobrados devido à pandemia, para isso reforçamos as condições de segurança de todos que frequentam o Hospital”, explica Thomé. Medidas como a medição de temperatura de todos que entram no local, a realização de triagens, ampliação da disponibilidade de álcool gel para que todos possam fazer a higienização das mãos, o uso das máscaras por todos os profissionais, além de dar toda ênfase na etiqueta respiratória.

O diretor do Hospital ressalta as campanhas como o projeto Salvando Vidas, no qual o hospital recebe apoio para a aquisição de novos equipamentos que são destinados para a unidade de tratamento de pessoas com Covid-19 e também para a UTI Pediátrica e Neopediátrica. Além da aquisição de EPIs. “O hospital se sente muito acolhido através do retorno que estamos tendo da comunidade”.

O Município também está transferindo recursos para colaborar na manutenção da estrutura instalada para atender pessoas com Covid-19 e através das emendas parlamentares dos deputados federais, o Hospital pode realizar o custeio geral da instituição. “A população é orientada para ficar em casa, assim, diminuiu o número de consultas, internações e exames para situações não respiratórias, então o Hospital tem que manter a estrutura assistencial, por isso, é importante o complemento desses recursos parlamentares”, salienta Thomé.

“Nossa forma de agradecimento e reconhecimento a todos que integram o Hospital Santa Cruz, é presenteá-los com cucas oferecidas por empresas parceiras, o que não deixa de ser uma forma de adoçar a vida”. Ainda, a instituição em parceria com o curso de comunicação social da Unisc, realizou a gravação de um clipe para demonstrar o carinho para com todos que fazem parte da história do Hospital, o qual será lançado hoje.

Vilmar Thomé finaliza deixando uma mensagem: “Aos santa-cruzenses, que tenham esperança e que juntos conseguiremos ultrapassar essa situação gravíssima que estamos vivendo em função da pandemia. E que daqui alguns meses, nós tenhamos também como um saldo a melhoria das estruturas de serviços para que possamos melhorar ainda mais os serviços prestados pelo Hospital Santa Cruz em todas as áreas, mas acima de tudo, que possamos contribuir para a passagem deste período que estamos vivendo”, finaliza.