Início Geral Xalingo Brinquedos festeja 65 anos

Xalingo Brinquedos festeja 65 anos

Ana Souza
[email protected]

O Dia do Município, comemorado em 28 de setembro, é motivo de orgulho para todos os santa-cruzenses e mais ainda por termos em nossa cidade uma empresa que é considerada a maior indústria no setor de brinquedos do Rio Grande do Sul. A Xalingo Brinquedos completou no dia 30 de setembro, 65 anos de fundação, sendo a sétima em arrecadação de ICMS no município e a quinta maior do Brasil no setor de fabricação.
O patamar atual é fruto da dedicação da diretoria, funcionários e colaboradores, sendo o sucesso dividido com toda a comunidade santa-cruzense. E para festejar, a Xalingo reuniu na manhã de sexta-feira, 28, nas dependências do Hotel Águas Claras, membros da diretoria, autoridades, fornecedores, colaboradores, convidados e imprensa para comemorarem o aniversário de fundação. E para abrilhantar ainda mais a ocasião, a Banda Marcial do Sesi Santa Cruz se apresentou e emocionou a todos, sob regência do maestro Heberson Reis.
São 65 anos dedicados ao universo infantil, ensinando através das brincadeiras, sem perder sua essência que é  proporcionar lazer, diversão e educação através de produtos que não estimulem a violência e nem agridam o meio ambiente.
“Esta é uma data muito importante para todos nós e queremos dividir com todos aqueles que ajudaram a Xalingo a chegar aos 65 anos. Hoje somos a maior indústria no setor de brinquedos do Rio Grande do Sul e a quinta maior fabricante do país e estamos sempre preparados para as inovações. Chegamos até aqui devido ao apoio que recebemos ao longo de nossa caminhada”, enfatizou o diretor administrativo financeiro da Xalingo, Flávio Haas. Outro ponto destacado por ele é o incentivo aos colaboradores, entre estes a inserção no Programa de Participação de Resultados Xalingo, o PPRX.

EVOLUÇÃO

Os números que levaram a Xalingo Brinquedos a ser reconhecida nacional e internacionalmente foram apresentados pelo diretor de operações, João Ebert. “A empresa comercializa seus produtos em todo o território nacional e exporta para a América do Sul e alguns países da América Central, África e Europa. Entre as metas futuras da empresa, queremos estar presentes nos principais canais de programação infantil; tornar a marca ainda mais conhecida no Brasil e no mundo e otimizar investimentos em mídia e ações de marketing”.
Entre 2004 e 2005 foram fabricados 342 produtos e em 2011 o número chegou a 650. “Conseguimos agregar marcas de personagens da Disney, Turma da Mônica, Jolie, Looney Tunes e uma das novidades serão os produtos da Copa 2014”, frisa Ebert.

CAMINHADA DE SUCESSO

A trajetória da empresa iniciou no dia 30 de setembro de 1947, quando os irmãos Xavier e Lindolfo Braunger,  juntamente com Erna e Rolf Loewenhaupt e Léo Kraether, fundaram a Xavier e Braunger e Cia Ltda, localizada na Rua Thomas Flores, 102, uma  pequena fábrica de artefatos de madeira. Em 1955, ela mudou-se para a rua Ernesto Alves, 1230. No ano de 1959 incorporou-se à empresa Ingo Ebert, o que gerou em 1961 a mudança da razão social para Xalingo S/A Indústria e Comércio – nome originado a partir dos prenomes dos três sócios, uma homenagem aos fundadores: XAvier, LINdolfo e InGO. Em 1983, iniciou sua transferência  para a BR-471, onde se encontra até hoje, em uma estrutura de 88 mil metros quadrados, construída em meio a uma área de 35 mil metros quadrados.
Entre os mais de 631 ítens que a empresa possui hoje, as linhas estão divididas entre triciclos, rodados, elétricos, playground, jogos e brinquedos, crescer sorrindo, xadrez, educativos, licenciados, esporte e lazer, material escolar. Esta variedade é possível em virtude do domínio e da capacidade produtiva da empresa em três processos distintos de transformação do plástico: injeção, sopro e rotomoldagem, bem como na usinagem de madeira.
Em 1998 foi criada a Xalingo Soluções, focada em clientes da área agrícola para quem foram produzidos itens personalizados além dos produtos já existentes no mercado. E há 23 anos iniciou também uma parceria de sucesso do desenvolvimento de seus moldes e matrizes com a Miper Multi Matrizes, responsável pela confecção dos moldes da empresa, além de oferecer suporte para soluções que integrem todo processo, desde a confecção das matrizes até os testes, sejam eles de sopro, injeção, rotomoldagem ou estampo de corte e dobra.

Fotos: Rolf Steinhaus

Haas: “Chegamos até aqui devido ao apoio que recebemos ao longo de nossa caminhada”

Ebert: “Uma das metas da empresa é estar presente nos
principais canais de programação infantil”

Café com autoridades e convidados marcou o aniversário de 65 anos da Xalingo Brinquedos

Banda Marcial do Sesi Santa Cruz abrilhantou o evento