Início Sem categoria 300 anos de História da Rússia

300 anos de História da Rússia

Filme conta a história da Rússia através de uma viagem no tempo

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Finalizando as sessões do mês de agosto da Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz, será exibido na noite dessa terça-feira, dia 28 de agosto, o filme Arca Russa, de Aleksandr Sokurov. Lançado em 2002, o filme tem 97 minutos e fala sobre a história do maior país do planeta Terra.
O enredo tem a seguinte premissa: um cineasta dos dias atuais é misteriosamente enviado para o museu Hermitage, em São Petersburgo, no ano de 1700, em uma viagem no tempo. Lá ele encontra um diplomata francês do século XIX, com quem inicia uma jornada pela história da Rússia entre os séculos XVIII e XXI.
Conforme explica o crítico literário Luiz Santiago, o filme russo foi filmado em um único dia, pouco antes do solstício de inverno de 2001 e em um único e histórico plano-sequência de 96 minutos. Dessa forma, ele é quase um documentário, através do qual, Aleksandr Sokúrov, que antes de ser cineasta é historiador, rememora 300 anos de História da Rússia. 

 

Além disso, é importante observar que o enredo comporta um metáfora à duas arcas bíblicas. Uma delas é a Arca de Noé e a passagem do dilúvio ao qual ela está relacionada, e a outra é a Arca da Aliança, que era uma espécie de “museu ambulante” para o povo hebreu, carregando as coisas mais valiosas para sua identidade e prova dos milagres que Deus havia realizado para eles. Desse modo, o Hermitage tanto flutua sob as águas do dilúvio da História, arrastado pela memória, mas também mantido vivo por ela quando é simbolicamente carregado pelo povo russo, pois contém em seu interior algumas das mais valiosas realizações humanas, vindas de diferentes lugares e épocas.

Tecnicamente, o filme também é conhecido por seu pioneirismo. Primeiro porque apesar de não ser uma técnica inédito, o plano sequência nunca tinha sido feito com 96 minutos e sem qualquer corte; segundo porque ele contou com uma admirável logística de filmagem, considerando os 2 mil atores, as 33 salas e as 3 orquestras filmadas e, no plano conceitual, a questão da Russia por uma visão cultural. 

Museu Hermitage na Rússia

​O HERMITAGE

O Museu Hermitage, é um o complexo monumental localizado às margens do rio Neva, em São Petersburgo, na Rússia. É um dos maiores museus de arte do mundo e sua vasta coleção possui itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, europeia, oriental e do norte da África, e está distribuída em dez prédios, situados ao longo do rio Neva, dos quais sete constituem por si mesmos monumentos artísticos e históricos de grande importância. Neste conjunto o papel principal cabe ao Palácio de Inverno, que foi a residência oficial dos Czares quase ininterruptamente desde sua construção até a queda da monarquia russa.
Organizado ao longo de dois séculos e meio, o Hermitage possui hoje um acervo de mais de 3 milhões de peças. O museu mantém ainda um teatro, uma academia musical e projetos subsidiários em outros países. O núcleo inicial da coleção foi formado com a aquisição, pela imperatriz Catarina II, em 1764, de uma coleção de 225 pinturas flamengas e alemãs do negociante berlinense Johann Ernest Gotzkowski.