Início Religião 35ª Romaria da Terra

35ª Romaria da Terra

Dom Sinésio Bohn*

Quarta-feira de cinzas lançamos a Campanha da Fraternidade 2012, sob o tema “Fraternidade e saúde publica”. No dia anterior (21 de fevereiro) aconteceu a 35ª Romaria da Terra, também com o foco na saúde: “Agricultura familiar camponesa – Vida com saúde”.
A Romaria aconteceu em Bom Princípio Baixo, município de Santo Cristo (RS). Apesar da seca inclemente, milhares de pessoas, de perto e de longe, reuniram-se em clima de esperança com disposição para criar um futuro melhor para a agricultura familiar. Entre os participantes, onze bispos, o Governador Tarso Genro, o perseverante Olívio Dutra e o Bispo de Ipameri – Dom Guilherme Werlang, que fez a homilia.
Ele recebeu muitos aplausos ao defender a terra limpa, sem poluição: “A terra só será suja quando nós, seres humanos gananciosos a sujarmos com veneno, agrotóxico, plástico, poluições das mais diversas. Nós, infelizmente, temos o poder de sujá-la, de prostituí-la e mesmo de matá-la”.
Durante a procissão, muitos cantos com letras referentes ao tema. Por exemplo: “Cadê a flor daqui? Poluição comeu! O peixe que é do mar? Poluição comeu! E o verde onde é que está? Poluição comeu! Nem o Chico Mendes sobreviveu”!
Quem acha que estes encontros do povo não têm importância, engana-se. Já o célebre literato francês Victor Hugo escreveu: “Não há como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã”.
A Diocese de Santo Ângelo preparou a Romaria de modo exemplar. Nada faltou. Pessoalmente, apesar da idade, participo dos encontros e romarias do povo, “da camada da base” como diria Tarso Genro, para mostrar claro apoio ao povo sofrido.
Quando as autoridades, inclusive o Governador, sentaram no chão, as pessoas insistiram que eu também sentasse no chão. Eu respondi: sentar não é problema. Meu problema é levantar!
O cordial Dom Clemente Weber viu o problema e me convidou a sentar com ele, no palco, onde lá havia cadeiras!
Deus abençoe o povo que produz alimentos limpos, para “que a saúde se difunda sobre a terra”.

*Bispo Emérito de Santa Cruz do Sul