Início Geral 379 jovens incorporados ao batalhão

379 jovens incorporados ao batalhão

LUANA CIECELSKI
[email protected]

A manhã dessa segunda-feira, 6 de março, foi de início de uma nova fase para 379 jovens da região. Em uma solenidade realizada no Pátio Duque de Caxias, do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), Regimento Gomes Carneiro de Santa Cruz, que estava lotada por familiares e amigos desses jovens, eles foram incorporados ao efetivo do Exército Brasileiro. 

Assistidos por centenas de familiares e amigos, jovens foram incorporados ao Exército Brasileiro

Vindos de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Vale do Sol, Sinimbu e Herveiras, o grupo participou da tradicional entrada simbólica pelos portões do quartel, ainda vestidos como civis e posteriormente, já devidamente fardados, marcharam pela primeira vez diante do comandante do batalhão, Tenente Coronel Kurt Werberich.
 
Um dos pontos altos da solenidade foi justamente a fala do comandante. Werberich destacou que durante o período de treinamento, entre os aprendizados que os jovens terão, estará o de vencer desafios. “As pessoas de sucesso são aquelas que sabem enfrentar seus problemas”, disse ele. “Muitos pais criam seus filhos tentando protegê-los das dificuldades. Eu vi muito disso nas últimas semanas, quando tantos pais buscaram evitar que seus filhos entrassem no quartel, por medo do que eles encontrariam aqui. Mas não é aliviando a carga dos jovens que teremos um futuro melhor. É ensinando a eles como se enfrentam os desafios”, declarou. 

Werberich encerrou sua fala motivando os jovens. “Vocês vão conseguir”, garantiu. Todos os 379 incorporados passarão permanecerão servindo ao exército pelos próximo 10 meses. 

Mais é menos

Uma das questões que mais chamou a atenção na cerimônia de incorporação de 2017, foi o número de jovens que estão ingressando no exército. De acordo com o comandante Kurt Werberich, porém, esse número – quase 400 – é intencional. “O batalhão aumentou o efetivo de soldados, sim e essa é uma intenção do próprio Exército Brasileiro. A ideia é aumentar o número de efetivo temporário e diminuir o número de efetivo profissional, até como forma de contribuir com a Previdência Social”, destacou. “Vamos ter muito trabalho pela frente, mas acho que vamos dar conta”, finalizou.