Início Geral 37ª Romaria de Schoenstatt reúne 30 mil fiéis

37ª Romaria de Schoenstatt reúne 30 mil fiéis

Ana Souza
[email protected]

Depois dos diversos transtornos causados pelo temporal e as fortes chuvas, o sol brilhou para a alegria dos milhares de romeiros que participaram da 37ª Romaria ao Santuário de Schoenstatt, inaugurado em 11 de dezembro de 1977, sendo uma cópia fiel do santuário original fundado na Alemanha, em 1914. A caminhada, realizada na manhã de domingo, 24, superou a expectativa de público pois foi além dos 25 mil esperados, chegando à mais de 30 mil fiéis.
Movidos pela fé e devoção à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, os romeiros partiram em caminhada dirigindo-se ao Santuário de Schoenstatt – localizado no Km 53 da Rodovia BR 471 –, percorreram cerca de 3,5 quilômetros com saída às 8h30 da Igreja São José. Com pedidos de orações e muita fé, exaltavam o tema “Com o santuário, na luz da fé, rumo ao centenário da aliança”, acompanhados pelo Bispo Dom Canísio Klaus que presidiu a missa no local das celebrações.
Expectativa totalmente superada, esta foi a avaliação do coordenador do evento, Matheus Swarowsky. “O tempo colaborou e tivemos recorde de público. Segundo os números da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária chegamos a mais e 30 mil romeiros. E pela primeira vez, tivemos a participação de fiéis vindos de São Paulo, que chegaram em dois ônibus. Tudo transcorreu dentro do esperado, sem nenhum incidente. Estamos muito felizes e agradecemos a todos que colaboraram para que o evento transcorre-se de forma tranquila.”
A romaria também contou com momentos para confissões e ao meio-dia almoço. “Ao final da missa o Bispo Dom Canísio fez um agradecimento especial. Para atender as confissões, foram disponibilizados oito padres. O número de romeiros era tão grande que até o final da missa e ao meio-dia continuaram as confissões e por isso estamos pensando em aumentar o número de padres para 2014. Tudo nos faz refletir sobre a referência que Papa Francisco fez, durante sua visita ao Brasil, sobre as indulgências plenárias, o perdão total das faltas cometidas.”
Para receber com mais comodidade os fiéis, houve mudanças no Santuário. Entre elas, a ampliação do estacionamento no lado esquerdo de quem entra no local. Foram disponibilizadas 150 vagas para os veículos, proporcionando também um fluxo maior para os participantes. “A Romaria ao Santuário de Schoenstatt, através dos esforços dos membros do movimento, da comunidade santa-cruzense e das Irmãs de Maria, torna-se a maior do Brasil.”

ALIANÇA DE AMOR

A Romaria também marcou a abertura do ano que celebra o centenário de fundação da Aliança de Amor, completados em outubro de 2014. Schoenstatt originou-se com a Aliança de Amor que o Padre Kentenich (1885 – 1968), fundador do movimento, selou pela primeira vez com a Virgem Maria no dia 18 de outubro de 1914. Kentenich passou vários anos no campo de Concentração de Dachau e seu amor pela Igreja foi duramente provado em tempos de pouca compreensão hierárquica às novas correntes espirituais e vitais. Através da Campanha da Mãe Peregrina unem-se a Schoenstatt milhões de pessoas em mais de 90 países, estando presentes nos cinco continentes. Schönstatt é uma região da cidade de Vallendar, próximo de Coblença, Alemanha, é o centro e origem mundial do Movimento.

Fotos: Rolf Steinhaus

37ª Romaria também marcou a abertura do ano do centenário da Aliança de Amor

Com orações e agradecimentos por graças alcançadas, mais de 30 mil romeiros participaram da caminhada

Imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt foi conduzida em um andor

Bispo Dom Canísio Klaus participou da caminhada