
LUANA CIECELSKI
[email protected]
O sol estava forte e bastante quente, e o peso de mais de 30 quilos dos equipamentos fez com que os competidores suassem muito, ainda assim os donos da casa se saíram muito bem na Etapa Estadual da Prova Bombeiro de Ferro, realizada na tarde da última sexta-feira, 13 de julho, em Santa Cruz do Sul. Os representantes do 6º Batalhão de Bombeiros Militar ficaram em segundo lugar na categoria Melhor Equipe e em terceiro lugar na categoria Individual Feminino.
As provas aconteceram na Praça Getúlio Vargas diante de um grande público que os prestigiou. No total, 60 competidores vindos de 12 Batalhões de Bombeiros Militar (BBM) do Rio Grande do Sul, além da Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS), participaram da atividade. Cada equipe era composta por quatro bombeiros e uma bombeira, campeões das pré-seletivas de suas regiões realizadas anteriormente. “Daqui sairão os melhores dos melhores”, destacou o comandante do 6º BBM, major Gerson da Rosa Pereira. “Porque essas equipes já são compostas pelos melhores Bombeiros de cada região”.
A prova foi composta por uma sequência de quatro fases contendo obstáculos com vários níveis de dificuldade e elas deveriam ser feitas no menor tempo possível. A Fase 1 consistia em Subida da Torre, de onde os competidores deveriam içar uma mangueira; a Fase 2 era a Entrada Forçada, onde o militar deveria empurrar uma barra de ferro com um martelo de ferro, simulando situações em que as aberturas de um prédios estão bloqueadas e o uso da força e do equipamento é necessário para abri-las; já a Fase 3 consistia no Arraste de Mangueira e Extinção de Incêndio, representado por uma pesada placa de ferro com o desenho de uma chama que deveria ser derrubado com a força da água; e a Fase 4 tratava-se do Resgate de Vítima Inconsciente, representada por um boneco com o peso de um humano, que deveria ser carregado por determinado trecho.
O batalhão que alcançou melhores resultados foi o 7º BBM de Passo Fundo. O grupo conquistou medalhas de primeiro lugar nas categorias Melhor Equipe e Individual Masculino e ficou com o segundo lugar na categoria Individual Feminino. O 1º BBM de Porto Alegre também se saiu bem nas modalidades individuais, conquistando o 1º lugar na categoria feminina e o 2º lugar na masculina.
A atividade teve por finalidade “estimular a competição sadia entre os bombeiros militares, promover a integração entre as diferentes unidades existentes na instituição e reafirmar os valores inerentes ao ideal de salvar vidas alheias e defender seus bens”, conforme apontou o Comandante Geral dos Bombeiros no Rio Grande do Sul, coronel Cleber Valinodo Pereira. Os quatro melhores resultados masculinos e o melhor resultado feminino representarão o Estado na competição Nacional que acontecerá durante 18º Seminário Nacional de Bombeiros, prevista para ocorrer em Foz do Iguaçu de 21 a 23 de novembro de 2018.
FORÇA FEMININA
Para Morgana Faller, a representante do 6º BBM que ficou entre as vencedoras do Individual Feminino, o sentimento que fica é de superação. “É uma prova que exige bastante do físico, mas também exige bastante do psicológico. É aquela coisa de lutar e não desistir, de chegar no final mesmo que tu não tenha mais forças, porque tu precisa cumprir com a tua missão”, explica. “Ali, nada mais é do que uma simulação da realidade. Tu tem que tirar forças de onde tu não tem e dar o teu melhor pra conseguir cumprir com a missão que é salvar vidas”.
Ela conta que em 2017, disputou a prova em Erechim e na ocasião também ficou em terceiro lugar, e isso a enche de orgulho. “Não é sobre ganhar ou perder. Não é sobre ser melhor ou pior do que alguém. É sobre superar a si mesmo. É sobre conseguir terminar e poder dizer eu consigo, eu sou forte, eu tenho capacidade”, analisa. Esse sentimento é ainda maior por ser mulher. “A gente tem que matar um leão por dia e provar que a gente também é capaz de trabalhar junto com os homens. A gente pode ter menos força física, mas a gente também não desiste”.
A prova, segundo ela, também tem o papel de mostrar que a corporação tem em sua composição um efetivo feminino e que essas mulheres também sabem lutar, também sabem combater. “Ela mostra que as mulheres também estão ai”. E assim, a militar, que também atua como guarda-vidas leva como lema a frase “posso não ser a primeira a chegar, mas eu vou chegar, e vou sempre contribuir”.

OS VENCEDORES
Melhor equipe
7º Batalhão de Bombeiros Militar de Passo Fundo
6º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul
10º Batalhão de Bombeiros Militar de Santana do Livramento
Individual masculino
Elton Dacas do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Passo Fundo
Lucas de Souza do 1º Batalhão de Bombeiros Militar de Porto Alegre
Emerson Flores do 10º Batalhão de Bombeiros Militar de Santana do Livramento
Individual feminino
Talin Rodrigues Correa do 1º Batalhão de Bombeiros Militar de Porto Alegre
Maria Cristina Kuntz do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Passo Fundo
Morgana Faller do 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Su














