
Sara Rohde
[email protected]
Santa Cruz do Sul tem a população estimada em 129.427 habitantes, os dados são oriundos do site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao censo 2018. No município existem mais de 90 mil veículos em circulação, um número alto se comparado com a quantidade de habitantes.
E para o trânsito ficar organizado uma série de melhorias está sendo realizada nas vias de transporte do município. Conforme o secretário de Transportes e Serviços Urbanos de Santa Cruz do Sul, Gerson Vargas, o Plano de Mobilidade Urbana está sendo colocado em prática com êxito. Exemplos são as mudanças nos trevos de acesso ao município, locais onde ocorriam acidentes com frequência. “No trevo do Bairro Bom Jesus foi feita uma rótula, no trevo da Philips Morris, acesso da Coronel Jost com a RSC 471, e a rótula da Juca Werlang, todos os locais tiveram mudanças significativas”, ressaltou.

SINALEIRA INTELIGENTE
Outra mudança que trouxe vantagens aos motoristas foi a implantação da Sinaleira Inteligente, localizada entre a Galvão Costa e Gaspar Silveira Martins. A sinaleira funciona conforme o fluxo, pois conta com sensores e uma câmera que monitora o movimento do trânsito, ou seja, ela abre e fecha de acordo com o número de veículos.
PLANO DE MOBILIDADE URBANA
A Prefeitura está trabalhando em cima do trânsito para melhorar problemas de fluxo. “Implantamos várias ruas mãos únicas, um exemplo recente é a Rua Guilherme Kuhn e a Rua Lindolfo Grawunder, do Bairro Belvedere”, disse. Outras vias como Ernesto Alves e Assis Brasil, Rua Marechal Deodoro, Venâncio Aires, Júlio de Castilhos e 28 de Setembro também se tornaram mão única. “Tudo que a gente está implantando hoje é resultado do Plano de Mobilidade Urbana determinado pelo prefeito Telmo Kirst onde uma empresa de Porto Alegre foi contratada para realizar o estudo no município. As vias de mão única melhoram o movimento, o fluxo, e a segurança ficou maior porque há menos acidentes, já que o motorista precisa olhar somente para um lado. Outra coisa que melhorou bastante o trânsito é a parte dos asfaltamentos, por exemplo, na Rua Thomaz Flores, onde quase ninguém trafegava. A própria Gaspar Silveira Martins tinha uma parte que não era asfaltada, então a pavimentação no Centro ajudou muito no trânsito, já que temos uma quantidade muito grande de veículos cadastrados na cidade”, explicou.
SEGURANÇA
Outro ponto que facilita a segurança no trânsito, mas também a segurança dos pedestres é a implantação das luminárias com lâmpadas de LED nos principais pontos de acesso do município. Além de durar mais, economiza energia. O Programa Cidade Mais Iluminada deve disponibilizar as luminárias também em pontos estratégicos, como em frente às escolas.
Ciclovia também é segurança. O secretário destacou os 20 quilômetros de ciclovia implantados. “Os ciclistas também merecem acessibilidade, o que acaba interferindo no trânsito caso não tenha. Beneficia o meio ambiente, minimiza o fluxo de veículos, facilitando o trânsito e diminuindo acidentes”.
Luiz Fernando Bertuol/SECOM
Além de embelezar a cidade, as luminárias com lâmpadas de LED facilitam a segurança, tanto dos motoristas, quanto dos pedestres
Arquivo: Luminárias – Luiz Fernando Bertuol
TRANSPORTE COLETIVO
O transporte coletivo é muito utilizado em Santa Cruz do Sul. Com o grande número de passageiros o trafego descongestiona, pois os ônibus tiram os veículos de circulação. “São em torno de 43 ônibus novos com ar condicionado circulando. Recebemos um total de 63 veículos novos, mas eles vão substituindo os antigos conforme o tempo de uso, já que para serem trocados precisam ter em média seis anos de circulação. Até fevereiro do ano que vem todos terão ar condicionado”.
Superparadas – Segundo o secretário, não adianta ônibus novos se as paradas estão precárias, por isso, o Prefeito Telmo Kirst determinou a implantação das Superparadas no Centro e das paradas envidraçadas no interior e bairros. “Estamos implantando em Monte Alverne, Quarta Linha Nova, em Pinheral e mais os Distritos. Vamos pegando os pontos que tem mais movimento nos bairros e implantando as paradas de qualidade”, salientou Gerson.














