Sara Rohde
[email protected]
O prazo para pagamento da anuidade do Cemitério Municipal acaba em 30 de novembro para todas as pessoas cadastradas. O valor de R$ 63 referente ao ano de 2019 será investido em reforma, limpeza e instalações de câmeras de segurança na extensão da área.
O cemitério conta com 4.662 cadastros, mas até agora foram realizados apenas 573 pagamentos. Dados da Secretaria Municipal da Fazenda mostram que mais de quatro mil pessoas ainda não acertaram o valor que custa em torno de R$ 5,00 ao mês. O acerto deve ser feito através do boleto enviado às residências. Quem não realizá-lo ficará ativo na dívida do município.
Conforme o secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Gerson Vargas, o cemitério tem quatro funcionários fixos, mas ainda tem as taxas de luz, água e toda a estrutura para se manter durante o ano. “Todos os cemitérios cobram uma taxa de manutenção. A gente entende que é difícil pra todo mundo, por isso procuramos fazer um valor dentro dos limites”, explicou.
Segundo Gerson, o valor arrecadado com a taxa será destinado para manutenção de todo o espaço. “Um exemplo é uma parte que não tem piso entre os túmulos, ali vamos concretar tudo, outro detalhe é o muro nos fundos que precisa ser feito. Alarme a gente já tem, o próximo passo é colocar câmeras de segurança para evitar roubos que às vezes acontecem. Então este valor será investido em melhorias, ou seja, a Prefeitura incluiu uma taxa para manutenção”.
Todos os anos antes do dia 2 de novembro a Prefeitura reforça a equipe de limpeza. Há duas semanas, aproximadamente 20 pessoas estão realizando as melhorias como pintura de meio-fio, roçada, limpeza entre os túmulos e limpeza geral. No Dia de Finados é montada uma estrutura e funcionários da Prefeitura estarão limpando as lixeiras e todo o espaço, explicou o secretário.














