Ana Souza
[email protected]
Assinada pelo Engenheiro Civil, Luis Eduardo Leitão, a residência da família Fritsch traz como foco a sustentabilidade. O projeto partiu de uma concepção bastante minimalista, com uma planta simples, mas funcional, aproveitando o desnível existente no terreno. “A ideia inicial era de dois blocos retangulares, em direções perpendiculares e sobrepostos. Um bloco de serviço (garagem, depósito e hall/escada) e outro com a casa propriamente dita, totalmente no mesmo nível, tornando-a mais prática. A concepção foi então sendo desenvolvida a partir destes conceitos e mantendo sempre uma preocupação com a estrutura da casa ficar “escondida” para manter a limpeza das linhas do projeto”, explica o engenheiro.
PROTEÇÃO AOS RECURSOS NATURAIS
Segundo o profissional, o desenvolvimento do projeto levou entre dois e três meses com a conclusão da obra prevista para o início de 2014, no mês de fevereiro. Um dos destaques do projeto é a sustentabilidade, que tem por finalidade preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. “Houve a preocupação com não ter grandes movimentos de cortes e aterros, tentou-se respeitar a topografia original do terreno. As áreas envidraçadas externas são grandes, mas com orientação planejada para ter grande incidência solar no inverno e pouca no verão e com utilização de vidros termoacústicos, reduzindo perda energética. Existe a previsão de utilização de iluminação interna e externa com lâmpadas de LED, tecnologia que é mais econômica, com menor consumo de energia elétrica.”
Entre os diferenciais da residência está a ideia de utilizar pedras do próprio terreno (algumas pedras soltas de forma lamelar) como revestimento externo na área do hall e escada, também em uma parede interna.
____________________
O escritório
O projeto da residência da família Fritsch foi desenvolvido pelo escritório do Engenheiro Civil, Luis Eduardo Leitão, que está atuando há 20 anos em Santa Cruz do Sul, tendo experiência em obras de médio porte e de alto padrão, sendo inclusive participante da equipe do projeto de restauro da Casa das Artes Regina Simonis. As imagens foram renderizadas pelo acadêmico de Arquitetura, Vagner Castro.
_____________________
Imagens renderizadas pelo acadêmico de Arquitetura, Vagner Castro


















