Uma ação simples, mas que beneficiou a educação de mais de 300 crianças. A OAB/RS Subseção Santa Cruz do Sul encerrou na semana passada a campanha de arrecadação de material escolar, com a entrega dos artigos aos alunos da Emef Bom Jesus. O evento foi promovido pela Comissão da Cidadania e Responsabilidade Social, que arrecadou os valores entre os advogados e empresas para aquisição de material escolar. O benefício foi um pedido da líder comunitária Alaídes Nopes para OAB Santa Cruz, que abraçou a causa.
A entrega ocorreu na última terça-feira, dia 26, no Centro Comunitário da Igreja Conceição, no bairro Bom Jesus, nos turnos manhã e tarde para mais de 300 crianças da escola, com participação do grupo de jovens da paróquia, “Unidos pela Paz”, que recebeu os beneficiados com canções e mensagens de otimismo e paz. O evento reuniu ainda pais e professores, além dos alunos previamente selecionados pela escola.
Divulgação/RJ
Gustavo Florio, Andréia Habekost, Alaídes Nopes, Vandria Grunwald e Isabel Pereira organizaram a campanha
O valor arrecadado foi integralmente convertido em aquisição de material escolar. “Conseguimos comprar a lista praticamente completa, além dos itens básicos pedidos, alcançamos todos os cadernos, lápis, canetas, canetinhas, lápis de cor, tesoura, cola, pincéis, temperas, compasso, transferidor, régua, inclusive até dicionário de língua portuguesa”, observou a presidente da Comissão de Cidadania e Responsabilidade Social, Andréia Habekost. O material da 5ª série foi o mais caro, pois além dos itens listados anteriormente, os alunos precisavam seis cadernos, mas tudo foi adquirido.
A campanha foi um sucesso devido às generosas doações dos advogados pertencentes à Subseção local. Da mesma forma, empresas de diversos segmentos colaboraram com doações de material ou colocando seus serviços à disposição. Além da Comissão de Cidadania e Responsabilidade Social, estiveram presentes no evento o presidente da OAB/RS Subseção Santa Cruz do Sul, Ezequiel Vetoretti e o vice-presidente, Léo Schwingel. A OAB Santa Cruz agradece as empresas colaboradoras: Mercur, Xalingo Brinquedos, Gepel Papelaria, Papelândia, Metta Papelaria, Aquarela Papelaria, Graffite, Ventury Majal, Embalagem Santa Cruz, Sulprint Embalagens, LKC Transportes e ao apoio da Brigada Militar.
Divulgação/RJ
Comissão da Cidadania e Responsabilidade Social ainda fez uma palestra aos alunos e pais
Palestra
A OAB aproveitou a oportunidade para uma pequena palestra sobre cidadania aos alunos, pais e professores. No contato, foi evidenciado que a entidade não é uma instituição beneficente. “A OAB é uma das poucas entidades que possuem entre os objetivos legais de sua organização defender a cidadania, ou seja, velar pela efetivação dos direito básicos do cidadão”, explica Andréia Habekost. Segundo ela ser cidadão é ter dentre outros, o direito à vida, à liberdade, ao trabalho, à moradia, à educação, à saúde, dentre outros, de forma efetiva. Exercer plenamente a cidadania consiste em participar ativamente da comunidade, propondo soluções para os problemas em todos os âmbitos do convívio social. “Quanto mais consolidada estiver a cidadania, mais chances existem de termos um país melhor”, completa.
No encontro foi salientado que a OAB acredita e investe na educação destes jovens cidadãos de maneira concreta, disponibilizando condições de frequentar a escola com o material escolar completo, incentivando e apoiando a permanência nos estudos, ajudando a formar a consciência da importância do estudo e a transformação social que ele pode proporcionar.