O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na tarde de sexta-feira, 1º de março, o título de doutor honoris causa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A solenidade de outorga foi realizada no câmpus da Liberdade da Unilab, na cidade cearense de Redenção, que também concedeu a Lula o título de cidadão redencionista.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também participou da solenidade, assim como o governador do Ceará, Cid Gomes, parlamentares, prefeitos e estudantes. A iniciativa de homenagear Lula partiu do reitor da Unilab, Paulo Speller, e foi aprovada no fim do ano passado pelo conselho superior da universidade.
“Recebo com emoção esta homenagem”, disse Lula. “A criação da Unilab foi um marco histórico de cooperação entre Brasil e África. Criamos aqui o mais elevado patamar de colaboração, que é o patrimônio comum do conhecimento. Aqui estamos construindo um futuro de justiça social.”
Mercadante também destacou que há uma grande dívida histórica do Brasil com o povo da África, e lembrou que Lula fez muito pela educação. “Sinto-me honrado de ser ministro da Educação e poder participar desta homenagem”, afirmou. (Paula Filizola/MEC)