O número de vagas para o curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) será ampliado, passando de 60 para 70 por ano. O aumento foi definido a partir da Portaria 358 do Ministério da Educação (MEC), publicada em de 29 de julho de 2013, no Diário Oficial da União.
O MEC está prevendo a ampliação de vagas somente em cursos de Medicina e Instituições com boa avaliação, o que é o caso da Unisc que apresenta conceito 4 no curso e conceito 5 na Avaliação Institucional, em uma escala que vai de 1 a 5.
Outra questão observada pelo MEC é a infraestrutura de serviços públicos e programas de saúde existentes e disponíveis no município de oferta do curso. A concessão da autorização para ampliação de vagas depende da existência de, pelo menos, três programas de residência médica nas especialidades prioritárias – clínica médica, cirurgia, ginecologia-obstetrícia, pediatria, medicina de família e comunidade. Desses programas o Hospital Santa Cruz oferece cinco, superando a exigência mínima do Ministério.
Segundo o reitor da Unisc, Vilmar Thomé, essa autorização reforça ainda mais a atuação da Unisc e do Hospital Santa Cruz na área da saúde, favorecendo a consolidação da Instituição e da região como Polo Regional de Saúde. “Além do mais, as condições de qualidade serão garantidas, propiciando uma formação com elevado padrão acadêmico e assistencial”, considerou.
A pró-reitora de Graduação da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, esclarece que a medida já passa a vigorar a partir do próximo Vestibular de Verão, quando serão ofertadas 35 vagas. “Esse aumento do número de vagas para o curso de Medicina, além de ser uma oportunidade para o ingresso de mais estudantes, representa a construção de novas redes de assistência, possibilidades e canais de discussões em vários segmentos”, acrescentou.














