Professores das escolas municipais de ensino fundamental terão a partir de agora uma importante ferramenta pedagógica para uso em sala de aula: a lousa digital. Trata-se de um equipamento portátil integrado, composto por um computador data-show e lousa digital, com sistema operacional Linus Ubuntu, mouse, teclado e caneta virtual, saída USB e vídeo VGA, fone e microfone, leitor/gravador de DVD, além de uma série de aplicativos para dinamizar o processo ensino aprendizagem.
Em Santa Cruz do Sul 12 equipamentos foram repassados à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) pelo Ministério da Educação através do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). A tecnologia que, por iniciativa da secretaria, chega em um primeiro momento às escolas do interior do município vai promover a educação digital e o uso pedagógico da informática nos locais mais distantes.
Como afirma o secretário da pasta, Nasário Bohnen, as formas de combater o êxodo rural e incentivar os jovens a permanecer no campo, passam pela educação. “Sabemos das inúmeras dificuldades enfrentadas pelas escolas do meio rural e, no entanto, temos que trabalhar para reverter esta realidade. Quem estuda no interior precisa ter o mesmo aparato de quem estuda na área urbana”, disse.
Na manhã desta sexta-feira, 25, os diretores das escolas beneficiadas acompanharam orientações técnicas com relação à instalação e manipulação básica do equipamento, a cargo do professor de computação, Dorgel Mattos. Nos próximos dias a secretaria irá promover treinamentos específicos para que os professores possam aprender a explorar e utilizar os recursos existentes.
De acordo com a explanação de Mattos, a lousa digital vai possibilitar o desenvolvimento de aulas interativas, nas quais alunos e professores poderão usufruir de um material didático diferenciado, com uma multiplicidade de recursos, com ou sem internet. Com um simples toque dos dedos e/ou o uso de uma caneta especial, o professor mostrou como é simples arrastar figuras, copiar, colar e acessar conteúdos da internet para uso didático em sala de aula.
Conforme o secretário, a Prefeitura já se habilitou para receber uma nova leva de equipamentos, expandindo a ferramenta para outros estabelecimentos de ensino. Nesta primeira etapa foram selecionadas para receber as lousas digitais as escolas municipais de ensino fundamental Cardeal Leme, Christiano J. Smidt, Dom Pedro II, Emanuel, Felipe Becker, Félix Hoppe, Imaculada Conceição, Professor Carlos Wagner, Rio Branco, São Paulo, Vidal de Negreiros e Willy Carlos Froehlich.
DECOM/PMSCS/DIVULGAÇÃO
Lousa digital vai possibilitar o desenvolvimento de aulas interativas














