Everson Boeck
[email protected]
Os cinco anos da Escola da Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) foram destaque da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, que realizou uma sessão solene na noite da última segunda-feira, dia 5. A iniciativa foi da vereadora Rejane Frantz Henn (PT).
Em seu pronunciamento, a proponente da homenagem, vereadora Rejane Frantz Henn, justificou a importância do modelo de educação diferenciada, proposto pela Efasc, numa transformação da vida de quem vive no campo e de toda a sociedade. “Esta instituição merece o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido junto à comunidade, em especial com as famílias produtoras e jovens rurais, que estão transformando a realidade do campo, tornando as propriedades sustentáveis, desenvolvendo assim, o sentimento de que ficar no campo é uma alterativa viável sim, lucrativa e de futuro para as famílias e seus jovens”, observou.
Para Rejane, a Efasc cumpre um papel importante para aquilo que muito se defende em Santa Cruz e região: a diversificação da produção no campo, fator fundamental para a permanência do jovem no campo, com qualidade de vida. Somente com um currículo voltado para a comunidade do campo, condizente com os interesses de quem vive no campo, é que a educação cumprirá seu papel.
Atuação no setor agrícola
A Efasc é uma escola de ensino médio e técnico em agricultura, cujo processo educativo é fundamentado teórico-metodologicamente na pedagogia da alternância, existente há 79 anos no mundo e 46 no Brasil. É voltada especialmente aos jovens do campo, que alternam uma semana no meio sócio profissional (casa/propriedade) e outra no ambiente escolar (EFA), possibilitando assim trazer a realidade da família/comunidade para dentro da escola, o que serve de base para a construção de novos saberes e aprendizados, envolvendo a família e a comunidade.
A escola foi inaugurada no dia 1º de março de 2009, após mobilização popular e de diversas articulações institucionais na região do Vale do Rio Pardo, com participação importante da Cooperativa Sicredi, Unisc, Mitra Diocesana e das prefeituras. Na Efasc são 99 jovens em formação no ensino médio e técnico em agricultura, divididos em quatro turmas, dos quais 26 são naturais de Santa Cruz do Sul. Em 2011, 2012 e 2013, foram formadas as primeiras turmas, num total de 92 egressos. Aproximadamente 60 estudantes estão realizando seus estágios e cerca de 40 jovens já tem certificação de técnico em agricultura, atuando no mercado de trabalho local e regional.
A área de abrangência da Efasc atualmente é de 12 municípios: Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Boqueirão do Leão, Sinimbu, Vale do Sol, Herveiras, Passo do Sobrado, Gramado Xavier, Rio Pardo, General Câmara e Candelária. Além disso, a entidade conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais docentes, totalizando 15 professores de diversas áreas do conhecimento que orientam o aprendizado do estudante.
Ainda houve manifestações do presidente da Efasc, Octávio Schaeffer; do coordenador institucional da escola, João Paulo Reis da Costa e dos alunos Evandro Marciel e Liege Morgana Eicherr Kreutz, além de apresentação de músicas pelos estudantes, que marcaram presença em grande número no plenarinho da Câmara de Vereadores. (Com informações da assessoria da Câmara Municipal de Vereadores)
Flávio Butzge/Foto Butzge 
Vereadores com os homenageados da Escola da Família
Agrícola de Santa Cruz do Sul














