Everson Boeck
[email protected]
A Direção Central e os integrantes das diretorias dos 42 Núcleos do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato) tomaram posse na sexta-feira, 1º de agosto. A solenidade ocorreu na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre, e reuniu milhares de educadores de todo o Estado. Durante o Triênio 2014/2017, a Direção Central será presidida pela professora Helenir Oliveira e o 18° Núcleo, sediado em Santa Cruz do Sul, pelo professor Renato Aldo Müller. Helenir concorreu com a então presidente Rejane de Oliveira, Neida Porfílio de Oliveir e Katiana Pinto.
Em seu discurso, Helenir destacou a importância da retomada da luta pela valorização profissional e por avanços à educação pública gaúcha. Segundo ela, o diálogo com a categoria, com os poderes do Estado e com a sociedade será uma das principais ferramentas de luta do CPERS/Sindicato. “Teremos uma relação de diálogo e negociação tanto com este governo que encerra seu mandato no final deste ano quanto com o que vier a assumir, sempre resguardando o princípio cutista de autonomia e independência, não somente dos governos, mas, também, dos partidos políticos. Enquanto indivíduos podemos ter nossas opções partidárias, porém, enquanto direção desta entidade nosso partido será a educação, respeitando a pluralidade de nossa categoria”, afirmou.
A nova presidente frisou que a partir desta semana a equipe diretiva iniciará uma grande mobilização visitando as escolas, escutando a categoria e colocando-a como protagonista neste próximo período. Ela também reforçou as principais bandeiras do sindicato pontuando alguns compromissos essenciais com a categoria: exigir o pagamento do Piso Nacional como vencimento básico do Plano de Carreira; disputar, para a educação pública, os recursos do Pré-Sal e dos royalties do petróleo; a aplicação dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) previstos no Plano Nacional de Educação (PNE); e os 35% previstos na Constituição Estadual. Além disso, salientou a necessidade de luta pela manutenção, melhoria e ampliação do IPE Saúde; por uma nova Lei do Vale-Refeição, sem estorno; exigir a publicação das promoções, com efeito retroativo, para professores, funcionários de escola e aposentados; criar espaços para discussão de temas de interesse dos aposentados, defendendo suas propostas; buscar a realização de concursos para professores e funcionários de escola e a nomeação imediata dos aprovados; recuperar o protagonismo do CPERS/Sindicato na defesa da educação pública e de qualidade; e retomar as tão necessárias e importantes discussões pedagógicas.
Antelmo Stoelben
Renato Müller (à esquerda) com demais integrantes da diretoria do
18º Núcleo para o triênio 2014/2017
Projetos do diretor do 18° Núcleo
Após tomar posse na sexta-feira, Renato Müller disse um dos projetos que Müller pretende desenvolver de imediato é o reforço da representatividade dos profissionais. “Acreditamos que é preciso preencher uma lacuna. Na nossa avaliação houve falha na representatividade. Queremos que cada escola tenha um representante participando ativamente das atividades do sindicato e, para isso, é fundamental que ele tenha contato direto com o representante do seu município no 18° Núcleo”, frisa.
Em relação à implementação da Lei do Piso, Renato acredita que a categoria estava desmobilizada e garante que a nova gestão fará frente a qualquer governo que tentar prejudicá-la. “É preciso que a participação dos profissionais seja muito maior. Não adianta chegar à frente do Piratini com apenas 800 pessoas, por exemplo. Nossa categoria possui milhares de profissionais! Temos que fazer um bom enfrentamento para obter respeito do governo. Além disso, uma das falhas que nos prejudicou foi não ter feito um calendário – que foi aprovado em uma assembleia no início de 2011, mas que, na prática, não aconteceu. Todos os profissionais querem o piso, então eles têm que sair às ruas e dizer isto”, sinaliza.
Müller garantiu que sua direção pretende dar “uma nova cara” para a gestão. “Queremos manter o bom atendimento aos associados e, sem radicalismo, colocar em prática nossas promessas de campanha gradativamente. Além disso, até o final do mês iniciaremos visitação às escolas da região”, pontua. Também farão parte da nova gestão Neusa Maria Stoelben (Vice-presidente), Helena Maria Etges (Secretária), Hilário Wasen (Tesoureiro), e os Diretores Elisangela Mees, Laudemiro da Cunha Trindade, Maria Aparecida Medeiros, Neusa da Rosa Silva, Rosângela Rosa da Rosa.
Saiba mais sobre a eleição
A primeira Etapa do processo eleitoral deste ano ocorreu nos dias 10 e 11 de junho sendo destinada às eleições para a Diretoria Central e Diretorias dos Núcleos. Na segunda – 20 dias após a promulgação do resultado final da primeira etapa – será feita a eleição para: Representantes 1/1000; Representantes Estaduais dos Aposentados; e Representantes Municipais. Ao final da apuração das 35 urnas distribuídas nos 15 municípios que compõem o 18° Núcleo do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato), foi aclamado como o diretor para a próxima gestão o representante da chapa 2, Renato Aldo Müller. Ele concorria com a atual diretora, Miriam Neumann Trindade, que buscava uma reeleição pela chapa 1. Os dois já haviam disputado a direção em 2011, quando Miriam obteve vitória. Este ano o pleito durou dois dias, 10 e 11 de junho, onde a chapa 2, encabeçada por Müller, obteve 737 votos, contra 608 chapa 1. Cerca de três mil professores associados à entidade estavam aptos a votar. Na região do núcleo, o processo eleitoral registrou a participação de 1.382 eleitores.
Marília Dias
Sérgio de Miranda, presidente da CTB; Vagner Freitas, presidente da CUT;
Helenir Oliveira, presidente do CPERS/Sindicato; e Roberto Franklin de Leão,
presidente da CNTE














