Everson Boeck
[email protected]
Em apenas dois anos a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) subiu 35 posições no ranking das universidades brasileiras realizado pelo jornal Folha de São Paulo. A pesquisa coleta dados de 192 das 195 instituições públicas e privadas do Brasil reconhecidas como universidades pelo Ministério da Educação. Em 2014, a Unisc ocupa a 87ª posição no Brasil – em 2012 estava na 122ª e, em 2013, na 105ª – e a 12ª colocação entre todos os centros pesquisados no Estado. A Unisc, na nota final do ranking, obteve 46 pontos em uma escala de 0 a 100. A Universidade de São Paulo (USP) conquistou a nota mais alta, 97.
No ranking dos cursos com maior desempenho, a Unisc obteve resultados bastante satisfatórios. Entre os 20 melhores do País, o curso de Relações Internacionais ficou em 18°. Entre os 30 melhores no País, Publicidade e Propaganda ficou em 23º; Economia ficou em 26º; Serviço Social em 27º; e Direito em 29º. Entre os 40 melhores, Engenharia Ambiental ficou em 35º e Ciências Contábeis em 38°. Entre os 50 melhores cursos, Engenharia Mecânica ficou em 40°; Filosofia em 46°; Administração de Empresas e Jornalismo em 47º; e Sociologia em 49°.
A reitora da Unisc, Carmem Lúcia de Lima Helfer, ressalta que os resultados são recebidos com alegria pela instituição, mas destaca que houve muito trabalho para se chegar a este resultado. “Não é porque saímos agora no 87º lugar que estamos satisfeitos. Não! Nós estamos buscando sempre melhorarmos a qualidade do nosso ensino. Nos últimos dois anos houve muito investimento em formação de professores, infraestrutura, internacionalização e muitos outros quesitos. Buscamos uma melhoria contínua”, ressalta.
Além disso, Carmen Lúcia salienta que a Unisc tem obtido ótimos resultados em outras avaliações, como as provas do Enade e as avaliações in loco do MEC. “Temos conseguido notas quatro e cinco, as mais elevadas. Trabalhamos muito para ampliação de espaços, fortalecimento da formação complementar e na melhoria da qualidade do aproveitamento dos acadêmicos. Isto é, se crescemos em número de estudantes, precisamos crescer em qualidade também. E tudo isso nos dá visibilidade nacional e nos sentimos felizes com esse reconhecimento”, observa.
Rolf Steinhaus
Carmen Lucia: “Buscamos uma melhoria contínua”
Entenda o levantamento
O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Na edição de 2014 há dois produtos principais: o ranking de universidades e o rankings de cursos. No ranking de universidades estão classificadas as 192 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.
No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como administração, direito e medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.
Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha. A equipe do RUF pode esclarecer dúvidas metodológicas sobre os diferentes rankings, mas não fornece informações sobre processos seletivos, matrículas, calendário escolar e valor de mensalidades das instituições de ensino superior do país.














