Início Educação Universidade reajusta mensalidades em 6,7%

Universidade reajusta mensalidades em 6,7%

Mesmo sob protesto por parte dos estudantes, o Conselho Universitário da Universidade de Santa Cruz do Sul (Consun), aprovou o reajuste de 6,7% nas mensalidades para cursos de graduação a partir de 2015. A reunião que definiu o reajuste ocorreu na tarde de quinta-feira, 20, na sala 101 do Campus Universitário. Os acadêmicos exigiam que a votação não fosse realizada e que o reajuste não acontecesse, tendo como objetivo uma nova assembleia.
A primeira discussão era de elevar o reajuste a 7,2% no valor da mensalidade, com base na reposição inflacionária mais 1,09%. Este percentual serviria para equilibrar os custos gerados a partir de 2015, devido ao aumento no número de bolsas integrais e parciais oferecidas via Programa Universidade Para Todos (ProUni). A instituição precisa oferecer essas bolsas, o que é previsto por lei federal, para que continue sendo uma universidade filantrópica.
Na quarta-feira passada, dia 12 de novembro, cerca de 200 acadêmicos realizaram um protesto e ocuparam pacificamente o prédio da reitoria. Eles não aceitaram a proposta porque o percentual de aumento excede a inflação em 1,09%.
Os alunos alegaram ainda que uma das propostas da reitoria eleita, durante a campanha, era justamente não exceder a inflação. Além disso, o DCE também lançou na última semana uma petição pública eletrônica contra o reajuste, que já contava, na quarta-feira, 19 de novembro, com 570 assinaturas.

NOTA

Em nota emitida a Reitoria da Unisc – assinada pela reitora, Carmen Lúcia de Lima Helfer e o vice-reitor, Eltor Breunig – fez fez uma série de considerações sobre a reunião do Conselho Universitário (Consun) e que estabeleceu o reajuste das mensalidades para 2015. Confira na íntegra:
“As manifestações estudantis realizadas durante a Assembleia são consideradas legítimas, fruto de um ambiente acostumado a participação da comunidade acadêmica.
Eventuais excessos verbais ocorridos durante o encontro são considerados por nós dentro do contexto acalorado da reunião, mas devem, por outro lado, servir de aprendizado para a qualificação respeitosa do debate democrático.
A Reitoria, após ampla discussão, fez ajustes e cortes no orçamento inicialmente proposto e reduziu o índice de reajuste de 7,2% para 6,7%, sendo este índice aprovado pelos conselheiros, mesmo que isso não atenda a todas as demandas institucionais.
Esta proposta considerou as escutas da comunidade acadêmica nas mais diversas oportunidades.
Mesmo respeitando a proposta de reajuste 0% (zero) apresentada pelos alunos, não concordamos com ela, pois ela comprometeria a estabilidade financeira de forma severa.
Por fim, reiteramos o nosso compromisso de dirigir a Instituição com responsabilidade de manter a Unisc como uma Universidade de qualidade para esta e as próximas gerações.”

O Consun

O Consun é composto por 52 integrantes. Reitora, vice-reitor, cinco pró-reitores, 17 chefes de departamentos, 8 professores da graduação, 2 professores de programas de mestrado, 3 professores representantes da Associação dos Docentes da Unisc (Adunisc), 3 funcionários representantes da Associação dos Funcionários da Unisc (Afunisc), 1 representante da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), 1 secretário municipal, 1 vereador, 1 representante da Associação Comercial e Industrial (ACI).