Início Educação Santa Cruz realiza ação educativa contra a dengue

Santa Cruz realiza ação educativa contra a dengue

DECOM/PMSCS/DIVULGAÇÃO

Monitoramento de armadilhas em diversos pontos da cidade faz parte da rotina dos agentes de campo

Acontece neste sábado, 6, em todo o Brasil, o Dia D da Mobilização Nacional Contra a Dengue. Em Santa Cruz do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, aproveitará a data para sensibilizar a comunidade acerca da importância do combate ao mosquito aedes aegypti. Para tanto, uma ação educativa será realizada na Praça Getúlio Vargas, das 8 às 12 horas, com entrega de panfletos e orientações à população para evitar a proliferação do vetor.
Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária, o veterinário Hermes de Souza, os agentes de campo levarão uma amostra de água com a larva do mosquito para que as pessoas saibam identificá-lo. A atividade contará com a presença do mascote do mosquito da dengue.
Expandindo a campanha para além da região central da cidade, a Prefeitura prolongará a ação ao longo da semana, levando as orientações para outras áreas do município. A partir de segunda-feira, 8, a equipe da Vigilância Sanitária, em conjunto com os agentes de saúde, visitará os bairros para intensificar o trabalho de prevenção. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas tenham consciência de que, mesmo não havendo larvas na sua casa, se na residência do vizinho existir, é preciso ajudá-lo, já que o mosquito pode visitar outros pátios. É uma questão de coletividade que demanda a colaboração e o engajamento de toda a comunidade”, salienta Souza.
Ele lembra que o combate ao aedes aegypti é um trabalho rotineiro da Vigilância Sanitária, com visitas diárias para monitorar as 172 armadilhas em diversos pontos da cidade e do interior, além do monitoramento dos pontos estratégicos, entre ferros velhos, cemitérios, oficinas mecânicas. Paralelamente, a Vigilância ainda promove mutirões para o Levantamento dos Índices de Infestação por Aedes aegypti (LI) a cada quatro meses, e para o Levantamento de Índice Rápido (LIRA) realizado anualmente durante cinco dias consecutivos.
A mobilização também visa alertar a população sobre a Febre Chikungunya, doença transmitida pelo mesmo mosquito da dengue. As ações ganham ênfase nesta época do ano em função do período chuvoso, quando cresce a preocupação em relação à proliferação do inseto, que se reproduz em água parada.