Jéssica Ferreira
A partir de hoje, 13, os candidatos poderão consultar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nota do Enem. Para acessar o resultado, o estudante precisará do número de inscrição ou CPF e da senha criada na hora da inscrição.
Na nota não é considerada apenas a contagem de acertos e erros, isto é, a correção é feita usando a metodologia da Teoria Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros do estudante naquele item. Sendo assim, um item que grande número de candidatos acertarem será considerado “fácil”, e por essa razão valerá menos pontos, e vice-versa.
A nota do Enem poderá ser usada para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), onde instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos, e do Programa Universidade Para Todos (ProUni), no qual instituições privadas oferecem bolsas de estudos para cursos de graduação. Além disto, o exame pode ser usado para certificar o Ensino Médio e obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Divulgação/RJ

Para acessar o resultado, o estudante precisará do número de inscrição ou CPF e da senha criada na hora da inscrição














