Início Educação Linha Santa Cruz inaugura Emei

Linha Santa Cruz inaugura Emei

Fotos Luana Ciecelski

Fita inaugural foi aberta pela diretora da Emei e autoridades

LUANA CIECELSKI
[email protected]

A comunidade de Linha Santa Cruz comemorou a conquista de duas reivindicações antigas no último sábado, 4 de julho. Junto ao prédio da antiga cooperativa da localidade, na rua Professor Albino Pedroso Sehnem, por volta das 11 horas tomou posse o primeiro subprefeito, Paulo Fröhlich e foi inaugurada oficialmente a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Linha Santa Cruz. A banda do 7º BIB esteve presente e abriu a cerimônia que contou com a participação de autoridades municipais, lideranças locais e comunidade.
Em funcionamento desde o dia 25 de maio, a escola foi construída com recursos do governo federal, através do Proinfância, e contrapartida da Prefeitura, totalizando R$ 979.082,25 investidos. Toda a escola foi construída seguindo projetos estruturais em nível nacional, definidos pelo Proinfância. Com capacidade para 85 crianças, 69 das vagas já estão preenchidas. Além disso, a escola conta com o trabalho de 26 profissionais – boa parte moradores de Linha Santa Cruz -, entre eles cinco professoras que atendem a crianças de 0 a 4 anos de idade, das 6h30 às 18h30.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, para atender as necessidades locais, em especial as diferenças climáticas, a Prefeitura teve que fazer uma série de intervenções antes de colocar a estrutura em funcionamento. Além da instalação de grades de proteção, coberturas, porta de acesso principal, foi construída uma parede para separação do refeitório do restante das salas e fechado o espaço destinado a atividades recreativas, permitindo sua utilização em dias frios e de chuva.
Em sua fala, a diretora da nova Emei, Susane Barden destacou a importância desse espaço para a comunidade, espaço que já era reivindicado há mais de duas décadas. “Através da educação infantil e do trabalho dos nossos professores queremos contribuir para a formação de verdadeiros cidadãos”, disse ela. Já a presidente da Associação de Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc), Vera Teichmann destacou a participação dos integrantes da associação, do Rotary Clube Cidade Alta e dos Escoteiros MacLaren na doação de móveis e brinquedos para a escola.
Para o secretário de Educação, Nasário Bohnen, a Administração Municipal dá um grande exemplo ao canalizar recursos prioritariamente para atender a educação infantil, que em todo o país, segundo avalia, passa por sérias dificuldades. “O que uma criança vivencia dos zero aos três anos de idade leva para o resto da vida, portanto temos que agir com muita seriedade e oferecer o melhor para nossos alunos. Esta Emei significa um sonho realizado, aqui temos profissionais vocacionados e profundamente comprometidos com a causa da educação”, disse.
Já o prefeito Telmo Kirst, fez questão de dizer que Linha Santa Cruz vem recebendo uma atenção especial da Administração Municipal e lembrou a luta intensa para que o governo do Estado desse início às obras do viaduto junto ao monumento Fritz e Frida e a duplicação de quatro quilômetros da RSC – 287, em um investimento de R$ 22 milhões. Também mencionou a obra da UBS Rio Pardinho, em pleno funcionamento, e as pavimentações em parceria já realizadas. Durante seu discurso comprometeu-se com a conclusão do ginásio de esportes da localidade que há tempo aguarda pela continuidade da obra.
Ao fim da solenidade, o prefeito Telmo Kirst, acompanhado da primeira dama Tereza Cristina, o secretário de Educação e Cultura, Nasário Bohnen, a presidente da Amorlisc, e o novo subprefeito de Linha Santa Cruz, Paulo Fröhlich, e a diretora da Emei, Suzane Barden, abriram a fita inaugural e procederam ao descerramento da placa.


Prefeito Telmo Kirst conheceu a estrutura da escola após a cerimônia

Estrutura da Escola

– Cinco salas de aula
– Uma sala de multiatividades
– Três banheiros para crianças
– Dois banheiros para funcionários
– Dois banheiros adaptados para pessoas com deficiência
– Uma cozinha
– Um refeitório
– Um lactário
– Uma sala de funcionários
– Secretaria
– Um saguão
– Lavanderia
– Área externa com dois playgrounds.

Luana Ciecelski

Emei conta com cinco salas de aulas