Início Educação AABB Comunidade ganha pista multiesportiva

AABB Comunidade ganha pista multiesportiva

Jéssica Ferreira
[email protected]

 

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) inauguraram na tarde de ontem, 15, a pista multiesportiva para ações do Programa AABB Comunidade, que atende 300 crianças e adolescentes carentes do município. 

A solenidade de inauguração ocorreu às 14h30 e contou com a presença do presidente da AABB, Mário Kops; o gerente do Banco do Brasil, Bruno Cunha Moleta; a vice-prefeita Helena Hermany; a secretária de Educação, Jaqueline Marques de Souza, a presidente do Comdica, Maria da Graça Prestes e demais autoridades municipais e estaduais, além de algumas crianças que fazem parte do projeto AABB Comunidade.

O presidente da AABB, Mário Kops, ressaltou a importância que a pista multiesportiva terá para a sequência do programa. “O projeto para execução da pista teve início há cerca de cinco anos e a captação dos recursos para sua concretização ocorreu, em grande parte, junto a clientes do Banco do Brasil que conhecem e acreditam no programa. Ou seja, é algo que almejamos há anos, contudo, com muito esforço e persistência, hoje realizamos este sonho, que não é apenas nosso, mas de todos que fazem parte do projeto”, disse. 
Já para o gerente do Banco do Brasil, Bruno Cunha Moleta, há o compromisso tanto do banco como da AABB em atuar na educação e desenvolvimento de cada integrante do projeto. “Como sempre digo, o ano de 2016 está sendo de muitas emoções ao Banco do Brasil, dentre elas, completamos 100 anos no Rio Grande do Sul marcados de grandes conquistas. Ao todo são 8% das cidades brasileiras com este projeto, e Santa Cruz do Sul está incluída, o que torna tão satisfatório para nós avanços como estes”, declarou.
A pista possui 670 metros de extensão, três metros de largura e foi construída na sede da AABB, ao redor do lago, compondo toda a estrutura física que hoje é disponibilizada a estudantes carentes da rede pública municipal de ensino incluídos no programa socioeducativo.
Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Jaqueline Marques, o novo espaço é uma conquista da comunidade que vai ampliar as oportunidades de aprendizado e convívio sadio para os jovens incluídos no programa, e quem sabe, até mesmo despertar neles perspectivas futuras de seguir no esporte. “É mais um espaço seguro para que nossos alunos desenvolvam habilidades permanecendo menos tempo na rua expostos a situações de risco, como drogas e violência”.

Programa AABB Comunidade inaugura pista multiesportiva

Programa AABB Comunidade

Desenvolvido em parceria com a Prefeitura, o Programa AABB Comunidade conta também com a participação de outros colaboradores, como a Associação de Judô Santa Cruz (Ajusc/Unisc). Atualmente são atendidas no município 300 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos incompletos, em situação de vulnerabilidade social, moradores dos bairros Belvedere, Menino Deus, Progresso, Rauber, Harmonia e Várzea. As turmas frequentam o programa duas vezes por semana em turno inverso ao da escola e nesse tempo participam de atividades como judô e outros esportes, dança, aulas de informática, artesanato e atividades socioambientais.

O Programa AABB Comunidade já recebeu recursos do Comdica em outras oportunidades, como para a reestruturação do playground, aquisição de instrumentos musicais para a banda de percussão, construção de uma sala de danças e compra de equipamentos de informática para projeto de inclusão digital. No ano passado um dos projetos que teve a destinação de recursos aprovada foi a reforma do ginásio de esportes, concluída em dezembro.

Doações auxiliam entidades assistenciais

O Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), vinculado à Secretaria Municipal de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, realiza campanha permanente para incentivar doações que podem ser feitas por meio de dedução do Imposto de Renda. O Conselho é responsável pela destinação dos recursos através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Pessoa física (com declaração completa do IR) pode realizar a dedução do limite máximo de 6% do imposto devido até o último dia útil do ano-calendário ou até 3% do imposto devido com prazo final em 30 de abril do ano seguinte. Para pessoa jurídica (empresa tributada pelo lucro real) a dedução é de até 1% do imposto de renda devido. As arrecadações garantem a qualidade do serviço prestado pelas entidades que atendem crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. São beneficiadas diretamente as que se encontram em situação de vulnerabilidade social.