LUANA CIECELSKI
[email protected]
Foi inaugurado na manhã dessa segunda-feira, 11 de abril, a primeira Cooperativa Escolar do Vale do Rio Pardo. A escola beneficiada com o projeto, que é apoiado pelo Sicredi Vale do Rio Pardo, é a Municipal de Ensino Fundamental Guararapes, localizada em Linha Almeida, interior de Sinimbu. Denominada pela própria comunidade escolar como Cooperativa Brotando da Terra, ela tem como principal objetivo incentivar os jovens alunos a serem empreendedores rurais.
O evento teve início às 10 horas. Estavam presentes autoridades do município de Sinimbu, os gerentes do Sicredi de toda a região do Vale do Rio Pardo, e também o deputado federal Heitor Schuch. Num primeiro momento, foi servido um café da manhã para os pais, alunos e professores, em seguida, foi dado início à primeira assembléia da cooperativa, que contou, em sua abertura, até mesmo com uma apresentação musical por parte dos alunos.

Durante a assembléia, foi apresentado e aprovado o estatuto social da cooperativa, foi feita a eleição do conselho fiscal e também a eleição da diretoria que atuará durante o ano de 2016. No total, farão parte da cooperativa, 48 estudantes de 6º à 9º anos. Outro detalhe importante é que a cooperativa terá uma sede própria: estará localizada no antigo endereço da escola, onde ela funcionou até 2009. Para que a cooperativa funcionasse ali, país, alunos e professores realizaram um mutirão de reforma.
Como funcionará
As principais atividades que serão desenvolvidas dentro da cooperativa são a produção de peças artesanais com palha de milho, bolachas decoradas e também o plantio de mudas de hortaliças e de flores. Todas essas atividades terão dois objetivos principais: primeiro o de ensinar os jovens as atividades propostas, e segundo comercializar esses produtos depois de prontos. O valor dos produtos será definido pelos próprios associados da cooperativa e a verba arrecadada com a venda terá como destino um fundo de reserva, um fundo de prestação de serviços aos associados e um fundo de desenvolvimento da sociedade. Com esses valores, por exemplo, os jovens poderão organizar feiras escolares e outros eventos que sejam de interesse da comunidade local. Os jovens, no entanto, terão total autonomia para decidir o que querem em assembléias.

De acordo com o Presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, o papel da Sicredi é auxiliar no trabalho inicial. “É ajudar no planejamento, fundação, definição do produto e sua venda”, esclareceu. Já a escolha da escola se deu por motivos simples: porque o município de Sinimbu foi o primeiro a aderir, em 2006, ao Programa A União faz a Vida, responsável pela sugestão de criação da cooperativa, e porque a escola está inserida no meio rural, em uma localidade onde quase todos os alunos são filhos de produtores. “Nós também queremos que esse jovens tenham uma visão diferente do campo, e que eles possam escolher se querem ficar ou não no campo”, disse Petry.
A cooperativa da Escola Guararapes estava sendo pensada desde novembro de 2015, quando foi apresentada a proposta para a comunidade escolar. Desde dezembro de 2015, no entanto, quando foi feito o lançamento oficial do projeto, é que os planos começaram a ser tirados do papel e a estruturação dela começou a ser trabalhada. O contato com a cooperativa pode ser feito através do telefone (51) 8023-0050 ou ainda através do e-mail [email protected].

Mais lançamentos
O objetivo do Sicredi Vale do Rio Pardo é ampliar o número de Cooperativas Escolares na região ainda em 2016. Com base nisso, ainda na tarde dessa segunda-feira, 11, também seria lançada a cooperativa escolar em Herveiras, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso e, de acordo com Petry, o projeto também já esta sendo desenvolvido no município de Vale Verde.














