Início Educação Unisc voltará a oferecer o FIES

Unisc voltará a oferecer o FIES

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Os estudantes de Santa Cruz do Sul e da região e aqueles que pretendem ingressar no ensino superior, mas não podiam arcar com os custos, já podem comemorar. A Universidade de Santa Cruz do Sul voltará a oferecer Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir do próximo semestre. A informação foi divulgada na última quinta-feira, 28 de abril, durante Assembleia da Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul (Apesc), instituição mantenedora da universidade.

A partir do próximo semestre, alunos podem procurar o departamento financeiro para solicitar o benefício

O benefício do governo federal não estava disponível para os novos estudantes da Unisc desde o segundo semestre de 2015, quando Ministério da Educação publicou algumas modificações referentes ao financiamento que alteravam a taxa de juros cobrada dos estudantes (de 3,5% para 6,5%), a forma de pagamento dos juros trimestrais (de R$50,00 para R$250,00) e também os critérios de renda familiar para adquirir o crédito. Na época, a Universidade considerou as mudanças abusivas para os estudantes e passou a oferecer opções de crédito próprias, como o CrediUnisc.

No entanto, de acordo com o pró-reitor de Administração da Unisc, Dorivaldo Brites de Oliveira, já há algum tempo a reitoria vinha observando a necessidade de restituir o Fies. “Pensando nos cursos de licenciatura e Medicina que podem pagar o financiamento do governo com trabalho depois de formados, nós resolvemos voltar a oferecer. Há também alunos das engenharias que se beneficiariam com o retorno do beneficio, mas nós estamos pensando principalmente na licenciatura”, explicou.

Dorivaldo Brites de Oliveira:

Segundo ele, a universidade tem em mente o fato de que precisa incentivar os alunos desses cursos, e por isso a decisão foi tomada. “Já foi definido na reitoria que haverá o retorno, sim”, ele garantiu.
Agora a universidade permanece apenas aguardando o cronograma do próprio Ministério da Educação para que as últimas providências sejam tomadas e os estudantes possam começar a pedir o financiamento. Brites afirma os cronogramas de solicitação serão divulgados assim que o governo federal liberá-los.

Outras opções devem ser anunciadas

Além do retorno no Financiamento Estudantil, a Unisc também deverá anunciar em breve outra opção de financiamento que será fornecida através de uma instituição bancária. De acordo com Brites, desde a reformulação do CrediUnisc, em maio de 2015 estavam sendo estudados possíveis contratos com instituições privadas e recentemente uma boa proposta foi apresentada.

“Nós ainda não vamos divulgar nomes, porque o projeto está em fase de avaliação, mas podemos dizer que a proposta de financiamento agradou a instituição, tem uma taxa de juros boa. Confio que, em breve poderemos divulgar mais informações”, declarou.

Ainda de acordo com Brites, se o projeto que está sendo estudado der certo, já no segundo semestre de 2016 e no primeiro semestre de 2017 ele deverá ser implantado.