Início Educação Concurso de literatura revelará jovens autores

Concurso de literatura revelará jovens autores

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Santa Cruz do Sul terão, durante os próximos meses, uma oportunidade imperdível de terem seus nomes divulgados como jovens escritores. A Prefeitura de Santa Cruz, por meio do Departamento de Cultura lançou na última sexta-feira, 26 de maio, a primeira edição do concurso Autor Mirim. Ele é voltado para crianças e adolescentes de 4º a 9º anos que estejam matriculados em escolas municipais. Para participar, os interessados precisam escrever de forma individual ou coletiva um texto que se enquadre no gênero narrativa ou crônica sobre situações diversas da vida em Santa Cruz do Sul, dentro do tema “Diferenças”. Os textos vencedores serão publicados em um livro editado pela Glob Editora de Vera Cruz.

O concurso terá a duração de quatro meses, com variadas etapas. A primeira delas é a inscrição, que deve ser feita até o dia 15 de junho na escola. Em seguida, é a vez da entrega de trabalhos que deverá acontecer entre os dias 30 de junho e 15 de julho no Departamento de Cultura do Município – situado junto ao Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, antiga Estação Férrea. Feito isso, haverá um período de avaliação dos textos inscritos e no dia 10 de agosto serão divulgados os vencedores. O passo seguinte será a edição do livro que reunirá os textos vencedores do concurso e a realização de uma tarde e noite de autógrafos com os autores mirins. 

A ideia do Departamento de Cultura é envolver os alunos da rede municipal em atividades de leitura e escrita, ampliando suas relações com o mundo das letras e incentivando criações, estimulando a imaginação, promover o hábito da leitura. Outro objetivo é o de revelar talentos mirins. “É preciso dar mais valor à cultura da cidade, e mostrá-la ao mundo. É preciso renovar e reinventar a escrita”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Flávio Bender. Em sua fala, ele ainda apontou que só a educação e a cultura podem fazer das gerações futuras, gerações melhores.

Secretário Flávio Bender apontou que a cultura e a educação têm o poder de transformar as gerações e, por isso, devem ser trabalhadas

Regras

O concurso será dividido em três categorias: a Categoria I que será voltada para alunos de 4º e 5º anos; a Categoria II, para estudantes de 6º e 7º anos e a categoria III que englobará jovens de 8º e 9º anos. Serão premiados uma produção por categoria, seu autor mirim e o professor orientador desse aluno. Cada aluno pode concorrer com apenas uma produção. 

Serão avaliadas a coesão e coerência dos textos produzidos, o emprego dos gêneros textuais indicados (narrativa ou crônica), se o texto se enquadra dentro do tema previsto, e claro, a qualidade do material escrito. A comissão julgadora será formada por professores da Secretaria Municipal de Educação, coordenadora do Departamento de Educação – professora Lígia Maria Hoppe –, pela coordenadora do Departamento de Cultura – professora Margaret Carvalho Rodrigues – e pela Secretaria Municipal de Comunicação. 

Como premiação, além da produção do livro e da divulgação do nome dos vencedores junto à imprensa, cada vencedor receberá um troféu.