O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta semana, a lista com o ranking das instituições de Ensino Superior do país referente ao ano de 2015. A lista, que pode ser encontrada no site do Inep (http://portal.inep.gov.br/indice-geral-de-cursos-igc-), se apoia no Índice Geral de Cursos (IGC), que é o indicador oficial de qualidade do Ensino Superior no país. A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) conquistou nota 3 no ranking. A Faculdade Dom Alberto também está com nota 3 de acordo com o indice.
No ranking estão universidades, faculdades, centros universitários, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) e Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs). De acordo com o MEC, um dos fatores considerados pelo IGC é a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) dos últimos três anos, que se refere aos cursos de graduação e é calculado no ano seguinte à realização do Enade.
Os conceitos do IGC, que vão de 1 a 5, servem para avaliar as instituições. Aquelas com notas entre 4 e 5 são consideradas excelentes, de acordo com o critério do MEC. Das 2.109 instituições de ensino superior avaliadas em 2015, apenas 375 atingiram esse conceito. As instituições que não alcançam a nota 3 são consideradas insatisfatórias para os padrões do MEC e podem sofrer punições.














