Início Educação Coordenadorias avaliam desempenho no Saers

Coordenadorias avaliam desempenho no Saers

Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Na última sexta-feira, 23, sete coordenadorias regionais de educação (CRE) estiveram reunidas na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, em Santa Cruz do Sul para avaliar o desempenho das escolas no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers). Junto com representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) estiveram a 5ª CRE de Pelotas, a 6ª CRE de Santa Cruz do Sul, a 8ª CRE de Santa Maria, a 13ª de Bagé, a 18ª de Rio Grande, a 19ª de Santana do Livramento e a 24ª Cachoeira do Sul.

A avaliação do Saers ocorre em todas as escolas do Estado nos 2º e 6º anos do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio, nos componentes de português e matemática. As escolas foram avaliadas de acordo com a Teoria de Resposta ao Item, considerando o nível de proficiência, subdividido em quatro padrões de desempenho: abaixo do básico, básico, adequado e avançado. Os resultados discutidos foram da prova realizada em dezembro de 2016. 

Representantes da Seduc e de sete coordenadorias estiveram em Santa Cruz

“Na 6ª CRE, os estabelecimentos de ensino encontram-se em um significativo número no padrão básico e adequado, sendo assim a aprendizagem é considerada satisfatória, algumas escolas ainda encontram-se no padrão avançado”, comentou a coordenadora pedagógica da 6ª CRE, Helena Etges. A partir da apropriação dos resultados, as Escolas elaborarão seus planos de intervenção com o objetivo de melhorar os índices de aprendizagem, monitorados pelo departamento pedagógico das coordenadorias e da Seduc. “Nesse primeiro momento vamos avaliar e analisar essas escolas que ficaram abaixo do básico, mas queremos que todas busquem a melhoria da qualidade de ensino. Queremos mecanismos para que o aluno aprenda de fato, saiba buscar e construir o conhecimento dele”, explicou Helena.

A 6ª Coordenadoria de Educação avalia o encontro como extremamente positivo, pois conseguiu verificar onde está, aonde quer chegar e como quer chegar. Frente a isto entende que os objetivos traçados para uma avaliação dos resultados vão permitir que seja traçada uma trajetória com os diferentes estabelecimentos de Ensino das respectivas coordenadorias que participam do Polo 4.