Início Educação Professores estaduais em greve por tempo indeterminado

Professores estaduais em greve por tempo indeterminado

Servidores receberam apenas uma parcela de R$350 na última quinta-feira, 31 de agosto

Os professores da rede pública estadual decretaram, nesta terça-feira, 5 de setembro, greve por tempo indeterminado. A decisão foi aprovada em assembleia geral da categoria realizada no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre. Segundo o Cpers-Sindicato, a greve tem validade imediata, incluindo para os turnos de aula de hoje, caso professores queiram aderir.

Os professores protestam contra o parcelamento de salários, este mês a primeira parcela de R$350 foi a mais baixa desde 2015 quando o governo Sartori iniciou o parcelamento dos salários dos servidores do executivo. Também cobram a retirada de projetos em tramitação na Assembleia Legislativa, entre eles o que altera a aposentadoria de servidores públicos, o que muda a data de pagamento e os que extinguem a licença prêmio e o adicional por tempo de serviço.

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) disse que não vai se manifestar por enquanto já que o motivo principal da paralisação é o parcelamento de salários, o que está fora da competência da pasta.