LUANA CIECELSKI
[email protected]
Incentivar a leitura e a escrita e proporcionar momentos de contato com escritores e de troca de livros, aproximando os estudantes do universo literário. Esses são os principais objetivos da Semana Literária da Escola Educar-se. As atividades iniciaram nessa segunda-feira, dia 30 de outubro e que seguem até a sexta-feira, dia 3. Diversos autores locais estarão participando.
A abertura do evento aconteceu na manhã de ontem com mobilizações de leitura para os pequenos da Educação Infantil até o 4º ano e com abertura oficial no Anfiteatro da Unisc para os alunos de 5º anos a 3º série do Ensino Médio. Durante toda a semana, porém, uma série de atividades está prevista.
Nessa terça-feira, 31 de outubro, por exemplo, 13 oficinas irão movimentar os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. E todas elas serão ministradas por autores locais, muitos deles pais de alunos da escola. “Nesse ano surgiu a ideia de valorizar principalmente quem é de casa, que tem produções de qualidade também”, explicou a professora de Língua Portuguesa e Literatura, Janesca Wegner, uma das organizadoras da Semana. Entre os temas das oficinas, estão as narrativas de viagens, as histórias contadas através das fotos, imagens e áudios, o mundo dos quadrinhos, a literatura e o cinema, a poesia, entre outros.
Já na quarta e na sexta-feira, as atividades terão como objetivo principal uma integração entre turmas. Na primeira data, os alunos apresentarão para outras turmas projetos desenvolvidos durante aulas de Língua Portuguesa. Na sexta-feira, será a vez do troca-troca de livros. Cada estudante pode levar um, dois ou três livros e trocar com colegas. “A ideia é que o livro deve circular. Muitas vezes nós adquirimos um livro e depois de uma primeira leitura ele fica parado. Então, porque não passar ele adiante, não é mesmo? Assim ele poderá ser usufruído por outras pessoas”, comentou a vice-diretora Cristiane Machado. Ainda na sexta-feira, a 2ª edição do Piquenique Literário da Escola será realizado.
Conforme aponta a diretora da escola Educar-se Valderez Maria Kern, as atividades realizadas durante a Semana Literária vão de encontro com ações que acontecem na escola durante todo o ano. “Uma das bandeiras que a gente sempre levanta no Educar-se é a da Cultura, e a Literatura está inserida nisso. Por isso, todos os professores, de diferentes áreas e não apenas das Línguas, tem como uma das missões o trabalho com a literatura”, explica. “Então a Semana Literária é apenas um momento mais específico em que há uma proximidade maior com os autores”, finaliza.
AUTORES QUE ESTARÃO PARTICIPANDO
Léla Mayer, Demétrio de Azeredo Soster, Fernando Kerbs, Mauro Ulrich, Mauro Klafke e Lula Helfer, Rudinei Kopp, Romar Beling, Fabiana Piccinin, José Arlei Cardoso, Rosiana Kist, Bernando Dias, Marli Silveira, Leonardo Andriollo e Peppe Joe, entre outros.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira – 31/10
Local: Salas da Escola
Oficinas para os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio com convidados.
Horário: 8h às 9h30
Quarta-feira – 1º/11
Local: Sala101
1º momento – 8h às 9h – 6º ano apresenta o projeto Leituração para os 4º anos, desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa.
2º momento – 9h às 10h – 7º e 8º ano apresentam o projeto Leituração às turmas dos 5º anos, desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa.
TARDE
1º e 2º anos do Ensino Médio terão um momento com o professor Rudinei Kopp.
Quinta-feira – 02/11
Feriado (Finados)
Sexta-feira – 03/11
Troca-troca de Livros – área coberta (Participa quem traz livro)
8h – 1º ao 3º ano
8h30min – Educação Infantil
9h – 4º ao 6º ano
9h30min – 7º ao 9º ano
10h30min – Ensino Médio
Piquenique Literário – Anos Finais e Ensino Médio – 1º período. Cada professor organiza com as turmas.
Educação Infantil e Anos Iniciais – Cada professor organiza o horário e o momento do Piquenique.














