Início Educação Experiências que deram certo

Experiências que deram certo

Sara Rohde
[email protected]

Na última terça-feira, 07, foi realizado em Santa Cruz do Sul, no bloco 18 da Unisc, o 1º Seminário Estadual de Experiências Exitosas da Cipave e o 2º Seminário Regional da Cipave: Ações Escolares que Encantam Corações em Busca da Paz.

O que significa Cipave? É a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar.

O objetivo do evento, que teve a presença do secretário da Educação, Ronald Krummenauer e da secretária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, foi apresentar as experiências voltadas à educação que deram certo e minimizaram o índice de violência nas escolas do estado.

Atualmente a Cipave faz parte de 2.383 escolas dos 2.545 educandários presentes no Rio Grande do Sul.

Mais de 200 pessoas de municípios do estado participaram do evento

Segundo o coordenador regional da 6ª CRE e organizador do evento, Luiz Ricardo Pinho de Moura, a importância desses seminários para as coordenadorias do estado é fundamental. “Com esse encontro podemos ter uma noção de como o índice da violência dentro das instituições de ensino está diminuindo”. A 6ª CRE conta atualmente com 103 escolas em 18 municípios.

Cada coordenadoria levou uma experiência exitosa de uma escola para o encontro. Ao todo, 30 coordenadorias regionais da educação do estado participaram dos seminários.

A escola que teve a experiência mais significativa, dentro da 6ª CRE, foi a Escola Estadual de Ensino Médio Crescer, de Venâncio Aires.

O educandário, localizado na periferia do município, contava com alto índice de criminalidade. Com a Cipave, os índices diminuíram. Uma verdadeira política de paz foi instituída dentro da comunidade e do educandário. O estado implantou segurança 24 horas na instituição e também foram oferecidos projetos em turnos opostos para os alunos.

Mais de 200 pessoas de diferentes municípios participaram do evento que iniciou em Caxias do Sul com um trabalho voltado para a rede municipal. Em 2012, quando foi sancionada a Lei 14.030, o trabalho foi implantado nas escolas da rede estadual. Com a inclusão do programa no Acordo de Resultados da Secretaria da Educação (Seduc), em 2015, a Cipave dentro das escolas se concretizou.

Durante o evento, o secretário Krummenauer lembrou as dificuldades enfrentadas pelo Rio Grande do Sul e pelo Brasil e que os desafios são grandes. Para ele a Cipave é um exemplo que dá certo e apresenta um bom crescimento em três anos, além de desenvolver uma grande rede de parcerias.

O concurso ‘Tamo Junto com a Cipave’, que premiará uma ação escolhida, têm 353 instituições de ensino participantes e todas elas enviaram vídeos com o total de 1,3 milhão de votos. A premiação acontece dia 13 de novembro, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.