Início Educação Domingo foi o segundo dia de provas do Enem

Domingo foi o segundo dia de provas do Enem

Sara Rohde
[email protected]

O segundo dia de provas do Enem foi realizado com sucesso e segurança. Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, em coletiva de imprensa, este foi o Enem mais seguro dos últimos anos. 
O registro marcou 4.574.895 candidatos presentes na prova do domingo, 12, correspondendo 68% dos inscritos em todo o país. Um número inferior de candidatos foi eliminado, totalizando 842 inscritos nos dois dias de prova. Nesse domingo, 45 ocorrências foram registradas. 
Quem fez a prova, teve 4 horas e 30 minutos para resolver 90 questões objetivas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. 
Candidatos com direito a tempo adicional e os surdos e deficientes que escolheram o recurso de vídeo-prova, traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), tiveram uma e duas horas a mais. 
Já nos dias 12 e 13 de dezembro, 3.581 pessoas farão a reaplicação do Enem. As provas também serão aplicadas para as pessoas privadas de liberdade. O grau de dificuldade da prova é equivalente. 
Ocorreram ainda 11 casos de decisões judiciais para aplicação em classe hospitalar e decisões da Comissão de Demandas do Inep para atender participantes que tiveram problemas com identificação ou por não terem solicitado os recursos que necessitavam. Para estes casos a prova também será dia 12 e 13 de dezembro.
Quem terá garantia nas inscrições do Enem em 2018 são os participantes que fizeram a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e obtiverem nota mínima.
Conforme a presidente do Inep, Maria Inês Fini, os dias de prova dentro deste novo modelo foram de sucesso. “As mudanças foram extremamente positivas”, afirmou. 
O Inep mobilizou 600 mil pessoas em todo o país para aplicar as provas para mais  6,7 milhões de inscritos. 
A parceria entre MEC, Inep e Polícia Federal teve êxito no monitoramento de quadrilhas dedicadas a fraudar concursos públicos e processos seletivos. Neste domingo, foi deflagrada a Operação Passe Fácil, que teve por objetivo coibir fraudes no exame. No Rio Grande do Sul nenhuma fraude foi constatada. 
“Todo o planejamento foi seguido à risca e a gente conseguiu alcançar o objetivo de um exame tranquilo, com mais conforto para os estudantes, no qual se premia o mérito e o bom desempenho”, destacou o ministro da Educação, Mendonça Filho.
O gabarito oficial do Enem sai na próxima quinta-feira no Portal do Inep. 
O resultado com as notas dos participantes estará disponível a partir de 19 de janeiro de 2018. 

Candidatos chegaram cedo no domingo para o segundo dia de provas