Início Educação 'Estamos confiantes', diz Carmen Lúcia

'Estamos confiantes', diz Carmen Lúcia

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Na presença de autoridades políticas e educacionais, convidados e comunidade acadêmica, foi realizada na manhã da última quarta-feira, 20 de dezembro, a cerimônia de posse da Reitoria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para a gestão 2018-2021. Ao som da Orquestra de Câmara Unisc, no Auditório Central da instituição, foram empossados a professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, como reitora reeleita em novembro, e o professor Rafael Frederico Henn, como vice-reitor. 

O vice-reitor eleito O vice-reitor eleito Rafael Henn, a reitora Carmen Lúcia e o vice-reitor que se despede Eltor Breunig

Encerrando uma gestão de oito anos, o vice-reitor, professor Eltor Breunig, fez uma fala em tom de despedida. Ele iniciou fazendo um balanço dos desafios enfrentados e seguiu agradecendo cada um dos funcionários da instituição de ensino e do Hospital Santa Cruz (HSC), citando e agradecendo também o apoio dos ex-reitores. Ele encerrou sua fala desejando sucesso. “Que a Universidade acompanhe as transformações que o mundo exige, sem jamais perder seu caráter comunitário, humanista e de excelência”, destacou.

Em sua fala Carmen destacou a união. Disse que continuará contando com os pró-reitores, chefes e coordenadores nos próximos quatro anos. “O que torna uma gestão forte é um grupo qualificado, alinhado e comprometido com a Unisc e sua essência formativa, plural e representativa das áreas do conhecimento. A vontade de aprender e de fazer bem feito será um forte elemento de unidade e convergência para os objetivos comuns”, apontou.

Posse ocorreu no Auditório Central da Unisc

Na oportunidade também tomaram posse os pró-reitores, os coordenadores das pró-reitorias, a chefe de gabinete, os chefes e subchefes de departamentos, os coordenadores e subcoordenadores dos cursos de graduação e os coordenadores e coordenadores adjuntos dos programas de pós-graduação stricto sensu. Andréia Rosane de Moura Valim assumiu a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação; Angelo Hoff a Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias; Dorivaldo Brites de Oliveira cuidará da Pró-reitoria de Administração; Elenor José Schneider permanece responsável pela Pró-reitoria de Graduação e Marcelino Hoppe ficou na Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. 

Pró-reitores também foram empossados na manhã de quarta-feira

ENTREVISTA

Riovale Jornal: Como você avaliação da gestão que está terminando?
Carmen Lúcia: A gestão dos últimos quatro anos culminou em um processo eleitoral, importante para a instituição, porque reforça a vivência democrática e que resultou na posse dos eleitos nessa quarta-feira. E o que eu posso dizer é que estamos melhores do que começamos. Foi um período de muito aprendizado. 2014 foi um ano ótimo com o FIES aberto para todos, estávamos com todas as salas de aulas e todos os espaços ocupados. Mas em 2015 tivemos uma mudança no contexto brasileiro e gaúcho, uma crise econômica séria. As universidades custaram um pouco a entrar nessa crise, mas em compensação, será muito mais difícil para elas sair disso. Foram necessários ajustes permanentes. Tivemos que pensar em alternativas e aprender a administrar uma nova Unisc. E assim seguimos, buscando nos ajustar, mas sem perder a qualidade do nosso ensino. 
Até que chegou 2017 e então, posso dizer, já saímos do período de impacto. Estamos caminhando agora para um fase que remete à 2018 e à novidades. Tivemos o vestibular de medicina veterinária recentemente, logo adiante haverá um novo vestibular de medicina, também anunciamos uma nova modalidade de graduação e um vestibular complementar. Temos também outra grande novidade que é a portaria que autoriza o Curso de Psicologia em Montenegro, e estamos com estudos em aberto para a implantação de dois novos doutorados.
Também tivemos uma votação muito expressiva, o que nos dá muita confiança no que fazemos. Além disso contamos com uma equipe alinhada, uma gestão integrada e vamos continuar fazendo um trabalho em conjunto, baseado no diálogo. 

Carmen Lúcia assinando a ata de posse ao som da Orquestra de Câmara da Unisc

Riovale Jornal: Com esses novos cursos de graduação dinâmica, vocês pretendem alçar mais pessoas: 
Carmen Lúcia: Sim, pretendemos. Mas o público que queremos alcançar não é aquele que está saíndo do Ensino Médio, e sim aquele que já está no mercado de trabalho há algum tempo, mas tem o desejo de continuar estudando e ainda não pode iniciar uma graduação. As graduações dinâmicas serão voltadas principalmente para jovens e adultos que queiram ampliar seus conhecimentos ou mesmo fortalecer graduação já feita. E estamos fechando convênios com diversas entidades, o que dará um bom desconto aos interessados. Então estamos com uma expectativa muito boa. São cinco cursos no nosso projeto piloto, mas no futuro isso poderá ser ampliado.

Riovale Jornal: E no que se refere à obras, a Unisc tem algumas que foram iniciadas mas não concluídas, como aquela próximo ao Centro de Convivência. Vocês pretender dar uma continuidade nisso? 
Carmen Lúcia: Aquela obra não está totalmente parada na verdade, ela está em um ritmo diferenciado e pretendemos, sim, se possível, terminar, mas temos alguns outros planos para os próximos anos também. Uma das estruturas que terá que sair do papel nos próximos anos é a do hospital veterinário. Também temos em mente uma constante melhoria dos espaços existentes. Queremos tornar as salas de aula mais atrativas e mais ajustadas a uma metodologia que envolva a participação dos alunos e o trabalho em grupo. Também estão previstas melhorias na parte tecnológicas de todas as salas e manutenção de espaços como o laboratório de informática que passará por uma atualização. Além disso, há os laboratórios dos demais cursos precisam de manutenção permanente. 

Riovale Jornal: Além dos já citados, vocês têm algum outro projeto em mente?
Carmen Lúcia: Sim, muito projetos. Temos que ter projetos. Temos ideias para novos cursos em Venâncio Aires, principalmente voltados para a especialização. Também temos uma área nobre em Sobradinho e queremos construir um novo espaço expandindo as nossas estruturas. Temos muito trabalho pela frente, mas por experiência eu sei que nós poderemos fazer muito mais do que estamos nos programando. Especialmente porque tivemos uma avaliação muito positiva dos nossos cursos, do nosso mestrado e doutorado. Não perdemos em nada a qualidade e será um bom novo ciclo. As expectativas são muito grandes.