Início Educação UERGS terá bacharelado em Agroecologia

UERGS terá bacharelado em Agroecologia

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Estudantes de Santa Cruz do Sul e região terão, a partir de 2019, mais uma possibilidade de formação no Ensino Superior: o Bacharelado em Agroecologia. O curso será ofertado pela unidade local da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS) que conseguiu a aprovação para oferecer as aulas, na última terça-feira, dia 15 de maio, durante reuniões com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) e Conselho Superior da Universidade (Consun). 
De acordo com o professor José Schmitz, da UERGS local, o curso terá a duração de nove semestres (quatro anos e meio), com aulas teóricas acontecendo no turno da noite, de segunda a sexta-feira, e aulas práticas em duas tardes por semana. “Escolhemos o noturno, justamente com o objetivo de facilitar para o jovem do campo, que poderá continuar exercendo suas atividades durante o dia”, explica Schmitz. Além disso, também será uma característica do bacharelado, as vivências agroecológicas, ou seja, visitas à propriedades, atividades práticas e conhecimento técnico de tudo aquilo que estiver acontecendo na região, relacionado à área. 
Uma iniciativa pioneira, o curso será administrado pela UEGRS, mas também pela Associação Gaúcha Pró Escolas Famílias Agrícolas (AGEFA), e por isso, as aulas também acontecerão em dois espaços diferentes: nas salas de aula da UERGS, e na sede da Escola Família Agrícola de Santa Cruz (EFASC), que é mantida pela Agefa. “Muitas das atividades práticas deverão acontecer por lá”, aponta José.
Em relação à estrutura, Schmitz comenta que há sim algumas deficiências em termos de laboratórios, mas que isso deverá ser sanado rapidamente graças a quantia de R$ 350 mil oferecida pelo deputado federal Heitor Schuch para a unidade. Já em relação a professores, não há nenhuma preocupação. “Temos aqui (na UERGS) oito professores que vão contribuir para esse curso e mais alguns que são da unidade de Cachoeira do Sul, que contribuirão con aulas. Também há a parceria com a Agefa e a Efasc, que também vai nos fornecer profissionais”. No total, serão cerca de 23 docentes disponíveis. 
Serão oferecidas 30 vagas, todas gratuitas. Mas há um porém. O curso pode ser acessado única e exclusivamente através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e a partir desse, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os interessados no curso, portanto, precisam ficar atentos, pois hoje é o último dia de inscrições para o exame. 

JOVENS E UERGS BENEFICIADOS

A novidade representa uma conquista para toda a comunidade, mas principalmente para os jovens moradores do interior de Santa Cruz e região. Como aponta o coordenador da Efasc, João Paulo Reis Costa, até então eles tinham uma grande dificuldade de acesso ao ensino superior, tanto em função do custo, quando em função do tipo de curso ofertado. “Não havia na região nada voltado diretamente para a agricultura, muito menos para a agricultura familiar”, explica. 
Além disso, outra grande beneficiada foi a própria universidade, porque essa nova oferta também a fortalece. O outro curso oferecido atualmente, por ser de Engenharia de Processos, possui uma evasão muito grande, e o curso Técnico de Horticultura que era oferecido até o ano passado, deixou de abrir turmas por falta de procura. “A gente nunca ouviu com todas as palavras que a unidade seria fechada, até porque a atual gestão não tem essa intensão, mas a gente sabe que há várias unidades da UEGRS que estão enfraquecidas e que a de Santa Cruz se encaixava nesse grupo. A gente sabia que estava correndo o risco de, numa próxima administração, deixar de existir”, disse Schmitz. 
UERGS e AGEFA uniram então, o útil ao agradável, ou seja, o atendimento de uma demanda dos jovens do campo com a necessidade de fortalecimento da UERGS. E acredita-se que a procura será muito grande. “Só a Efasc tem hoje mais de 300 egressos e a Efasol (de Vale do Sol) tem algo em torno de 60. Há um contingente muito grande de jovens que se enquadram no perfil de estudantes desse curso”. Além disso, como o acesso é via Enem, acredita-se que haverá uma grande procura por parte de estudantes de outros estados também. 

RELEMBRE

Há muito anos havia a consciência da necessidade de um curso nessa área em Santa Cruz do Sul, mas foi em junho de 2017 que o projeto de implantação começou a tomar forma definitivamente, quando representantes de entidades ligadas à área da agricultura na região começaram as tratativas para viabilizar a criação do curso. 
Um dos principais agentes desse processo foi a Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo (AAVRP). E uma das principais e mais importantes atividades realizadas, foi o ato em prol da implantação do curso que aconteceu na sede da Escola Família Agrícola de Santa Cruz (EFASC) em 2017.
Depois disso, UERGS e AGEFA trabalharam para construir um Projeto de Proposta de Curso (PPC), tendo como base outros cursos oferecidos no país. Nesse meio tempo também passou a ser ofertada uma pós-graduação em Agroecologia e Produção Orgânica, que teve uma procura muito grande e reforçou a necessidade do bacharelado. Diante desses e outros tantos argumentos apresentados, praticamente não houve como o curso não ser aprovado na última terça-feira. 
“Então, agora estamos oferecendo um curso de graduação proposto em parceria por uma universidade estadual e uma associação de agricultores familiares”, diz João. “Ou seja tem tudo a ver com uma proposta de agroecologia”, complementa José. “Quando os conselheiros se depararam com isso, eles perceberam a nossa força, se sensibilizaram. É uma parceria histórica importante porque trata-se de uma associação de agricultores familiares em que 80% deles não têm a 5ª série, mas eles estão pedindo por um curso de graduação. Não é pouca coisa”, finalizam.

A votação que aprovou o Curso de Agroecologia da UERGS em Santa Cruz, na última terça-feira

ENEM: INSCRIÇÕES TERMINAM HOJE

Os interessados em participar da graduação, entretanto, precisarão estar atentos, porque termina as 23h59 dessa sexta-feira, 18 de maio, o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, única forma existente de ingressas no curso. A inscrição, pode ser feita no site enem.inep.gov.br/participante, onde o participante deverá informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade, além de endereço de e–mail e número de celular. As provas estão marcadas para 4 e 11 de novembro.