
O Brasil novamente irá parar no dia 10 de agosto. Em todo o país, as centrais sindicais e os sindicatos farão paralisações e atos pela defesa do emprego, da aposentadoria e dos direitos trabalhistas. As atividades contam com o apoio das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e de vários movimentos sociais.
Em Santa Cruz, o 18º núcleo do CPERS/Sindicato realizará o Dia do Basta, em conjunto com a CUT regional e a CSP Conlutas, às 9h30, na Praça Siegfried Heuser. A atividade ainda contará com a aula pública “O impacto da BNCC e as formas de resistência, com Mateus Saraiva, Mestre e Doutorando em Política e Gestão da Educação pela UFRGS. Além disso, o ato terá duas atrações musicais: a MC Lisy de Souza e Thomás Lenz, do Maquinados.
ESCOLAS DA REGIÃO ENCAMINHAM CARTA AO MEC
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e o CPERS/Sindicato tem combatido a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. O dia 2 de agosto foi de mobilização contra a BNCC, que foi imposta aos educadores, sem debate prévio algum. O sindicato orientou os educadores a enviarem cartas ao Ministério da Educação (MEC) e ao Conselho Nacional de Educação (CNE), rejeitando a proposta. Até o momento, as escolas Goiás, Kliemann, Rosário e Willy Carlos Frohlich encaminharam cartas direcionadas ao MEC. Conforme artigo escrito pela presidenta do CPERS/Sindicato, Helenir Aguiar Schürer, a BNCC significa “demissão em massa de professores e educação para a desigualdade”.














