Início Educação Calendário de matrículas movimenta escolas estaduais em Santa Cruz

Calendário de matrículas movimenta escolas estaduais em Santa Cruz

Rosibel Fagundes
[email protected]

Teve início nesta segunda-feira, 7, o período para solicitações de transferências de alunos da rede estadual de ensino para ano letivo 2019. A inscrição para transferência de alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental deve ser feita de forma online no site da Secretaria de Educação (Seduc) até o dia 18 de janeiro.  As matrículas acontecem de 28 de janeiro a 8 de fevereiro direto nas escolas. Já a solicitação e transferência de alunos do ensino médio 2º e 3º, acontecem até o dia 18 de janeiro também nos educandários.  

Nesta semana também teve início o período de inscrições para a modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os interessados devem se inscrever na Escola Estadual Alfredo José Kliemann ou no Colégio Estadual Professor Luiz Dourado. As aulas ocorrem no período da noite, sendo que os interessados em cursar o ensino fundamental devem ter idade mínima de 15 anos. Para o ensino médio, a idade é igual ou superior a 18 anos. De acordo com o coordenador da 6ª Coordenadoria de Educação Regional (6ª CRE) , Luiz Ricardo Pinho de Moura,  esta modalidade de ensino é a mais procurada e as vagas logo são preenchidas. “Temos uma demanda bastante grande de inscrições no EJA, e o interessante, é que as aulas acontecem em um período mais curto do que o normal. Um semestre equivale a um ano de estudos”, ressaltou. O prazo de inscrições termina no dia 18 de janeiro. 
As designações das vagas, por sua vez, serão realizadas logo após este período. Paralelo a isso, acontecem às matrículas dos alunos inscritos para os primeiros anos do ensino fundamental e ensino médio. Quem perdeu o prazo das inscrições no site, pode utilizar este período para se inscrever. No entanto, a  matrícula deve ser consolidada apenas no período de 28 de janeiro a 8 de fevereiro. Sobre a questão da classificação de vagas, o coordenador afirma que alguns critérios são adotados como o zoneamento e  a idade do aluno. “Além da questão da distância da casa da criança até a escola, levamos em consideração o fator da idade. Sempre a mais nova vai ter preferência pela vaga no local mais próximo”. Ele alerta que os pais devem inscrever os filhos em até três escolas, e se eventualmente não obtiverem uma vaga, eles devem procurar a 6ª CRE. “Nenhuma criança vai ficar sem escola, vamos procurar a melhor forma para que ela seja matriculada”.
Outra questão levantada pelo coordenador, é com relação a educação Infantil.  Segundo ele, a busca por vagas na 6ª CRE teve um aumento, e o Estado não dispõe de turmas nesta etapa. “Os pais devem procurar a secretaria de educação municipal. Desde 2016 os municípios são obrigados por lei a matricular todas as crianças a partir de 4 anos na pré-escola. Os pais, evidentemente, também ficam obrigados a matricular suas crianças”. Ele lembra que o horário de atendimento nas escolas segue normalmente até o dia 31 de janeiro. Após esta data, o horário será especial. Quem não conseguir atendimento nas escolas, deve comunicar a 6ª CRE.